terça-feira, 5 de março de 2013

Saúde e prevenção serão o foco do Dia da Mulher

Adicionar legenda

Roma - O Dia Internacional da Mulher 2013 terá como bandeira a prevenção e a defesa da saúde. Por ocasião do próximo 8 de março, multiplicam-se as iniciativas em toda a Itália dedicadas ao bem-estar das mulheres: das consultas ginecológicas acompanhadas por testes de Papanicolau aos exames da tireoide, das consultas endócrino e psicológicas, passando pelo controle de verrugas, do colesterol e da glicemia, à prevenção da osteoporose. Em muitos casos, é possível realizar estes exames a custo zero (ou quase) e é suficiente fazer a reserva do horário.

      Entre os principais eventos programados na península para comemorar o Dia da Mulher, estão o exame clínico das mamas e a realização de mamografias em várias cidades do país. Entre estas, em Milão, a Andos (Associação Nacional das Mulheres operadas nas mamas) implementou uma iniciativa em colaboração com vários hospitais para realizar o exame clínico de hoje (4) até o próximo dia 8.

      Em Monza, a Associação beneficente da Saúde da Mulher, em colaboração com institutos clínicos Zucchi e o CAM (Centro de Análise de Monza), organiza no dia 8 exames clínicos das mamas, mamografia e ultrassom gratuitos. Estas mesmas consultas vão ocorrer também em Lecco nos dias 5 e 6, onde também serão oferecidos cursos de autoexame para moças dos 18 aos 25 anos. 

      Consultas ginecológicas e Papanicolau - O hospital romano San Camillo oferece um pacote preventivo para mulheres entre 40 e 60 anos, com mamografias, exame clínico das mamas, consultas ginecológicas, testes do Papanicolau e HPV. Basta agendar.

      A Anvolt (Associação Nacional de voluntários na luta contra o câncer) organiza em 20 cidades italianas (de 8 a 10 de março) consultas ginecológicas, entre outras, em troca de uma oferta voluntária.

      Iniciativa semelhante estará em curso em Nápoles no dia 8 graças à Aied (Associação Italiana para a Educação Demográfica).

      Tireoide e consultas endocrinológicas - Nos dias 8 e 9, 15 e 16 serão oferecidas 120 consultas gratuitas de tireoide por ASL em Scandicci (província de Florença), enquanto a Aied de Nápoles oferecerá consultas endocrinológicas no dia 8.

      Osteoporose - O grupo GVM Care & Research oferece no Dia Internacional da Mulher screening gratuitos para a osteoporose em cinco regiões italianas: Lombardia, Piemonte, Emilia Romagna, Puglia e Sicília. 

      Já em se tratando de aconselhamento psicológico, quem o oferece é a Aied de Nápoles. 
 

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: