quinta-feira, 21 de março de 2013

Um duelo de estilos

O confronto entre Brasil e Itália na quinta-feira, às 16h30m (de Brasília), em Genebra (Suíça), tem a rivalidade histórica de duas finais de Copa do Mundo (1970 e 1994), nove conquistas mundiais e a dramática, para os brasileiros, "Tragédia de Sarriá" em 1982. Mas duas jovens esperanças de título na Copa das Confederações também pisarão no gramado. De um lado, o polêmico Mario Balotelli, do Milan, 22 anos. De outro, o talentoso Neymar, 21, camisa 11 do Santos e do time de Luiz Felipe Scolari, além de maior ídolo do futebol nacional atualmente.

Do corte de cabelo ao estilo fora das quatro linhas, os dois chamam a atenção por onde passam. Se em 2010, Neymar discutiu e xingou o técnico Dorival Júnior após ser impedido de cobrar um pênalti, Balotelli já fez pior. O italiano trocou empurrões com Roberto Mancini, treinador do Manchester City. O problema ocorreu em janeiro durante treinamento dos Citizens, antes da transferência para o Milan.

- É um grande jogador, mas nós temos que dar o exemplo dentro e fora de campo – avaliou o zagueiro Thiago Silva, que já encarou o rival nos tempos em que defendia o clube rossonero, enquanto o atacante começava a carreira no Inter de Milão.
Balotelli neymar mosaico cabelos (Foto: Editoria de Arte)

Balotelli realmente tem uma lista extensa de confusões. Já atirou dardos em um jogador das categorias de base do City, invadiu uma escola para ir ao banheiro, incendiou a própria casa com fogos de artifício, envolveu-se em inúmeros problemas relacionados à vida noturna e, se não bastasse o empurra-empurra com Mancini, ainda saiu no tapa com Jérôme Boateng e Micah Richards.

No caso de Neymar, atualmente apenas os cartões amarelos e vermelhos têm sido a pedra no sapato do atacante do Santos. Já foram cinco desde que iniciou a carreira como profissional, em 2009. A última vez aconteceu em fevereiro deste ano após discutir com o zagueiro Artur, da Ponte Preta. Em outra situação, levou o vermelho por comemorar usando a sua própria máscara. 

- Neymar é um atacante moderno, muito interessante. Tem qualidade técnica e grande capacidade de mudar o ritmo da partida. Mario é muito motivado. Está claro que ele quer ser um dos melhores do mundo - analisou o técnico da Azzurra, Cesare Prandelli.

Mas nada que chegue aos pés do italiano. Hoje, as semelhanças estão mais na bola e na cabeça do que em polêmicas. Nesse quesito, “Super Mario” vence de goleada. Em campo, Balo e Neymar têm sido importantes nos processos de renovação de Itália e Brasil. Ambos bateram na trave em finais por suas seleções. Enquanto o time canarinho foi derrotado por 2 a 1 pelo México na disputa do ouro nas Olimpíadas de Londres, a Azzurra foi atropelada pela Espanha (4 a 0) na decisão da Eurocopa. Ambas as competições foram em 2012.

E se a análise esbarra em números defendendo Itália e Brasil, Neymar sai na frente. Pela seleção brasileira, o atacante do Santos disputou 28 jogos e fez 17 gols. Já o polêmico italiano atuou um pouco menos pela Squadra Azzurra, que tem Cesare Prandelli como treinador. Foram 18 partidas e seis bolas na rede dos rivais. Em uma delas, a comemoração sem camisa e mostrando os músculos na vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha na semifinal da Eurocopa 2012.

- Se Balotelli fosse brasileiro estaria sendo observado para provavelmente jogar na Seleção. Mas como não é brasileiro, não posso falar mais nada - limitou-se a dizer Felipão ao ser questionado sobre o jogador italiano.

No placar, Balo venceu nas polêmicas, e Neymar nos números. E no estilo? Um empate. Na cabeça, o moicano quase sempre predominou. A tintura também sempre fez parte da vida dos dois atacantes. Enquanto o brasileiro já fez de tudo no cabelo, o italiano costuma manter o corte. Em algumas ocasiões, descolorido. O camisa 11 da Seleção e do Santos também gosta de mudar as cores. Mas, por conta dos altos e baixos em 2013, optou por usar as madeixas de forma mais discreta. Para chamar menos a atenção.
E o marcador? Tudo ainda empatado: 2 a 2. E o “jogo” de comparações continua igual no embate das estrelas de Brasil e Itália quando o assunto é o coração. Tanto Balotelli como Neymar namoram beldades e estão sempre na mídia por conta de seus relacionamentos. O italiano atualmente está com a modelo belga Fanny Neguesa. O brasileiro anunciou recentemente o namoro com a atriz Bruna Marquezine, a “Lurdinha” da novela “Salve Jorge”, da TV Globo. Se o camisa 11 do time canarinho gosta de usar as redes sociais, “Super Mario” é caçado pelos paparazzi.

Os empates não param por aí. Ambos também têm filhos. Balotelli é pai da menina Pia, de quase quatro meses. Neymar tem o primogênito Davi Lucca, de apenas um ano. Os dois não permaneceram com as mães das crianças. Enquanto o italiano namorou Raffaella Fico, Neymar teve um relacionamento com Carolina Dantas.

Comparações à parte, certo mesmo é que o torcedor que for ao Estádio de Genebra nesta quinta-feira será brindado não apenas por um confronto entre Brasil e Itália, mas por um duelo à parte. Uma batalha de estilos dentro e fora dos gramados, que poderá ser desempatada por um toque de classe de Neymar ou pela explosão de Mario Balotelli. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.


www.globoesporte.com

Nenhum comentário: