sexta-feira, 19 de abril de 2013

A incerteza nas eleições italianas

Prodi renuncia a candidatura a presidência da Itália

Roma - O ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, retirou sua candidatura à Presidência da Itália após não ter conseguido maioria na quarta votação realizada hoje.

"Hoje me ofereceram um trabalho que muito me honrou, mesmo não fazendo parte dos meus planos de vida. Agradeço àqueles que me julgaram digno desta posição. O resultado da votação e a dinâmica que está por trás dele me levaram a concluir que não há mais condições. Retorno serenamente aos planos feitos para minha vida", disse, em sua renúncia.

Prodi foi escolhido para substituir o sindicalista Franco Marini como candidato do Partido Democrata (PD), de Pier Luigi Bersani.

O Povo da Liberdade (PDL), bancada do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, no entanto, comunicou sua forte oposição para ao ex-candidato, que foi adversário de Berlusconi em duas eleições gerais, em 1996 e em 2006, ganhando em ambos os pleitos.

Após três eleições onde era necessário o mínimo de dois terços dos votos, a quarta eleição foi a primeira onde era suficiente a maioria simples de 50% dos votos mais um.


Bersani diz que deixa liderança do PD após eleições presidenciais

O líder do Partido Democrata (PD), Pier Luigi Bersani, disse que vai renunciar à secretaria política da legenda após a eleição do novo presidente da Itália.
 
"Na próxima votação pela Presidência vamos nos abster [de votar] e faremos uma assembleia, meu desejo é que seja encontrada uma resposta com as outras forças políticas. Nós não escolhemos o presidente da República sozinhos", disse.
 
"Nós produzimos uma situação de gravidade absoluta, foram ignorados os mecanismos de responsabilidade e solidariedade, um dia dramaticamente pior do que ontem", concluiu.
 
Bersani ainda falou sobre a escolha do ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, como candidato do partido à Presidência.
 
"Escolhemos uma pessoa (...) e colocamos nestas condições. Eu não posso aceitar isso. Eu não posso aceitar que meu partido esteja impedindo a solução. Isso é demais", disse.
 
Prodi retirou sua candidatura à Presidência da Itália após não ter conseguido maioria na quarta votação realizada hoje. Ele foi escolhido para substituir o sindicalista Franco Marini como candidato do PD.
 
O Povo da Liberdade (PDL), bancada do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, comunicou sua forte oposição para ao ex-candidato, que foi adversário de Berlusconi em duas eleições gerais, em 1996 e em 2006, ganhando em ambos os pleitos.

 Terremoto PD, Prodi 'impallinato' si ritira Bersani da' l'addio. Bindi si e' gia' dimessa

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br 

Nenhum comentário: