segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vulcão Etna está entre os novos Patrimônios Mundiais da Unesco

Villas Médici da Itália também foram acrescentadas na lista no domingo.
Comitê do Patrimônio Mundial adicionou cinco locais naturais e 14 culturais.

Da Reuters

 
O vulcão do Monte Etna e as Villas Médici da Itália estão entre os 19 locais acrescentados na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco, que reúne locais de "considerável valor universal".

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), reunido na capital cambojana de Phnom Penh para sua 37ª sessão anual, adicionou cinco locais naturais e 14 culturais na sua lista de tesouros globais no domingo (23).

O Monte Etna da Itália, o maior vulcão em atividade na Europa, o nevado Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão com 3.776 metros, e o Deserto do Namib, na Namíbia, estão na lista.

Assim como as Villas Médici da Renascença e os Jardins da Toscana, o Palácio Golestan de Teerã, os Hill Forts do Rajastão na Índia e as "tserkvas" (igrejas) de madeira dos Cárpatos da Polônia e Ucrânia.

Também na lista estão ruínas de uma fortaleza que já cercou Kaesong, a antiga capital da Coreia do Norte, agora um dos países mais fechados do mundo.

A Unesco inscreve anualmente locais na sua Lista de Patrimônios Mundiais em reconhecimento ao seu considerável valor universal para a humanidade e para encorajar os cidadãos e Estados a preservá-los para as gerações futuras. Um país também pode receber conselhos e apoio financeiro da Unesco para preservar um patrimônio mundial.

Vulcão Etna em erupção neste domingo (18) na Sicília (Foto: Reuters) 
Vulcão Etna em erupção em março na Sicília (Foto: Reuters)

Nenhum comentário: