quinta-feira, 11 de julho de 2013

Brasileiros são indenizados por naufrágio do Costa Concordia

A Justiça de São Paulo condenou as empresas Costa Cruzeiros e Costa Crociere a pagar R$ 345 mil a uma família brasileira que estava no navio Costa Concordia, que naufragou na costa da Itália em 2012.

A decisão pode ser a primeira indenização a brasileiros que estavam no acidente e, por ser de primeira instância, cabe recurso para ambas as partes do processo.

A juíza Maria Fernanda Belli afirma na sentença que os danos morais às três vítimas --pais e filha-- são irreparáveis. "Além do acidente, suportaram, em terra firme, frio, ausência de informações, fome, medo, pânico e o desejo de retornar para sua residência".

O advogado da família, Ricardo Zamariola Junior, disse que a família vai recorrer. "Nós queremos ao menos R$ 200 mil por danos morais a cada vítima", disse Junior.

O navio partiu do porto italiano de Civitavecchia para um cruzeiro com mais de 3.200 turistas de 60 países e mais de mil membros da tripulação.

O acidente aconteceu no dia 13 de janeiro de 2012, algumas horas depois da partida. Os corpos de 30 vítimas foram identificados.

Para a Justiça, o principal acusado é o capitão do navio, Francesco Schettino, que deve responder por naufrágio, homicídio e abandono do navio. A suspeita é que ele deixou o navio antes de controlar a situação. 
As empresas não foram encontradas para comentar a decisão judicial. 

http://www.folha.uol.com.br

Nenhum comentário: