segunda-feira, 22 de julho de 2013

Manuscritos de Verga são apreendidos na Itália

Escritor italiano Giovanni Verga (foto: ANSA)
Escritor italiano Giovanni Verga (foto: ANSA)
 
Roma - A polícia italiana apreendeu em Roma e Pavia 36 manuscritos do escritor italiano Giovanni Verga, junto com centenas de cartas assinadas, rascunhos, anotações e desenhos do expoente do verismo, escola literária italiana do século XIX.

    O material de Verga, avaliado em 4 milhões de euros (mais de RS$ 11,5 milhões), foi entregue ao centro de pesquisa Fundo Manuscritos da Universidade de Pavia, norte da Itália.

    A investigação, coordenada pelo Procurador Adjunto Giancarlo Capaldo e pela Doutora Laura Condemi da Procuradoria da República de Roma, começou em 2012 e encerra um caso que durou mais de 80 anos, que começou nos anos 1930, quando o filho do escritor siciliano, Giovanni Verga Patriarca, entregou uma parte dos manuscritos do pai para um pesquisador de Barcellona Pozzo di Gotto, localidade siciliana, sem nunca tê-los de volta.

    Em 1975, após ações legais, Pietro Verga, filho de Giovanni Verga Patriarca e neto do escritor, obteve do Tribunal de Catânia, Sicília, uma sentença que lhe atribuía o processo legal de todos os manuscritos do avô.(ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: