terça-feira, 30 de julho de 2013

Tribunal italiano decide destino de Berlusconi nesta terça-feira

Tribunal de Cassação vai se pronunciar sobre a condenação do ex-premiê.
Magistrados podem levar vários dias para confirmar ou não a sentença.

Da AFP

 

Imprensa reunida em frente ao Tribunal de Cassação italiano nesta terça-feira (30) espera o resultado doa audiência do ex-premiê Silvio Berlusconi (Foto: Andreas Solaro/ AFP) 
Imprensa reunida em frente ao Tribunal de Cassação italiano nesta terça-feira (30) espera o resultado doa audiência do ex-premiê Silvio Berlusconi (Foto: Andreas Solaro/ AFP)
 
 
O Tribunal de Cassação italiano está reunido nesta terça-feira (30) para se pronunciar sobre a condenação do ex-primeiro-ministro e magnata das comunicações Silvio Berlusconi, uma sentença que pode colocar fim a sua carreira política e que põe em perigo a atual coalizão de governo de centro-esquerda.

A Suprema Corte deverá confirmar ou não a condenação de Berlusconi a 4 anos de prisão por fraude fiscal na aquisição de direitos televisivos para seu império audiovisual Mediaset e a cinco anos de inabilitação para exercer cargos públicos.

"O dia do julgamento", afirma o influente jornal "Il Coriere della Sera", enquanto o "La Stampa" afirma que o veredicto constitui "um obstáculo gigante que paralisa a máquina política" da Itália.
 
Os magistrados, que começaram a examinar vários casos, podem levar vários dias para confirmar ou não a sentença, que inabilitaria o líder indiscutível da direita italiana e magnata das comunicações, que foi três vezes primeiro-ministro.

Segundo a imprensa local, os magistrados pronunciarão o veredicto entre quarta ou quinta-feira e alguns comentaristas não descartam que seja adiado para setembro.

Por sua vez, o "Il Cavaliere" confessou em uma entrevista que não consegue "dormir há um mês" pelo caso.

O Tribunal de Milão (norte) confirmou em maio passado a condenação a quatro anos de prisão do ex-primeiro-ministro italiano por fraude fiscal pelo caso Mediaset, mas a reduziu a um ano graças a uma anistia.

Berlusconi, de 76 anos, foi julgado por aumentar artificialmente o preço dos direitos de difusão de filmes, comprados por empresas de fachada de sua propriedade e vendidos ao seu império audiovisual Mediaset, um sistema que permitia ao grupo reduzir os lucros na Itália e pagar menos impostos.

Berlusconi, atual senador da república, não será detido devido à idade, mas sua inabilitação por cinco anos a qualquer cargo público pode gerar uma crise política inédita.

Ninguém se atreve a apostar sobre a decisão do Tribunal, a mais alta hierarquia judicial do país e cujas decisões não podem ser impugnadas.

Nenhum comentário: