terça-feira, 24 de setembro de 2013

Festa 'Serra Serata' em Petrópolis, RJ, supera expectativa de público

Do G1 Região Serrana
 

Serra Serata 2013 em Petrópolis (Foto: Divulgação/FCTP) 
Cerca de 45 mil pessoas passaram pelo Palácio de
Cristal (Foto: Divulgação/FCTP)
 
 
A 'Serra Serata', festa italiana em Petrópolis, Região Serrana do Rio, superou as expectativas de público e ocupação hoteleira. O número de visitantes foi bem maior do que o esperado: 45 mil pessoas passaram pelo Palácio de Cristal nos cinco dias de evento, quando a estimativa era de 30 mil visitantes. Quanto à ocupação hoteleira, no fim de semana, a taxa média do primeiro distrito foi de 92,02%.

A festa aconteceu de 18 a 22 de setembro e encantou os participantes. Com o objetivo de homenagear os imigrantes italianos e sua contribuição para a formação cultural petropolitana, a edição deste ano contou com 16 barracas de gastronomia e sete de artesanato. O público pôde se divertir com shows de música com todos os estilos e ritmos da Itália, danças, poesias, gastronomia e brincadeiras com trupe de teatro. Artistas locais, como a banda Fábrica (que realizou um tributo a Renato Russo) e, vindos de outras cidades, como o ator e cantor Daniel Boaventura, garantiram a alegria geral.


Daniel Boaventura no Serra Serata em Petrópolis (Foto: Divulgação/FCTP) 
Daniel Boaventura animou o público no sábado
(Foto: Divulgação/FCTP)
 
 
Entre os diferenciais deste ano estava o local de realização da festa, que nesta edição aconteceu no Palácio de Cristal, diferente das últimas que foram realizadas na Praça da Liberdade. “A Fundação de Cultura e Turismo entende que a mudança tenha contribuído e muito para o sucesso da festa. A programação também agradou todas as idades e gostos”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil Santos.

A Casa de Cultura Imperatriz Teresa Cristina também foi uma novidade. O espaço, criado para divulgar a vida e a obra de personalidades ítalo-petropolitanas de importância no país inteiro, homenageou Mena Fiala e Cândida Gluzman, pioneiras da alta costura no Brasil. Outros destaques do 'Serra Serata 2013' foram o baile à moda Carnaval de Veneza, a criação do Pantheon de Agripa (loja de souvenirs) e a decoração, que contou com uma legítima gôndola de Veneza e um painel para que o visitante fosse fotografado como se estivesse numa villa da Toscana.

Nenhum comentário: