sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Comissão do Senado italiano começa processo de cassação de Berlusconi

Da Reuters

Senadores italianos reuniram-se nesta sexta-feira (4) para decidir se vão em frente no processo de expulsão de Silvio Berlusconi do Parlamento devido a uma condenação por fraude fiscal, na primeira etapa de um processo que vai selar o destino político do ex-premiê.

Berlusconi, que dominou a política italiana pelas últimas duas décadas, não compareceu à audiência, mas apontou o procedimento como uma manobra de seus inimigos políticos para expulsá-lo.

"Não há possibilidade de nenhuma defesa e não há razão para aparecer ante um grupo que já anunciou qual decisão irá tomar através da imprensa", disse Berlusconi por meio de um comunicado divulgado por seus advogados.

A comissão interpartidária de 23 senadores que se reuniu nesta sexta-feira é dominada por parlamentares do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, e por partidos de oposição, incluindo o Movimento 5 Estrelas, que já declararam votar pela cassação do mandato de Berlusconi no Senado.

A votação, esperada para esta sexta-feira, terá que ser confirmada daqui a cerca de duas semanas pelo plenário do Senado, que também é dominado por adversários de Berlusconi.

Silvio Berlusconi esfrega os olhos após discursar no Senado de Roma na quarta-feira (2) (Foto: Gregorio Borgia/AP) 
Silvio Berlusconi esfrega os olhos após discursar no Senado de Roma na quarta-feira (2) 
(Foto: Gregorio Borgia/AP)

Nenhum comentário: