sábado, 19 de outubro de 2013

Criminoso de guerra nazista Priebke será sepultado na Itália, diz advogado

Local de sepultamento gerou protestos na Itália e na Alemanha.
Nazista morreu aos 100 anos no dia 11 de outubro.

Da France Presse

Ex-capitão nazista Erich Priebke ao deixar o escritório de seu advogado, em Roma. Autoridades querem impedir seu funeral na capital. Criminoso morreu na sexta-feira (11), aos 100 anos.  (Foto: Dario Pignatelli/Reuters) 
Ex-capitão nazista Erich Priebke ao deixar o
escritório de seu advogado, em Roma. Autoridades
querem impedir seu funeral na capital. Criminoso
morreu na sexta-feira (11), aos 100 anos. (Foto:
Dario Pignatelli/Reuters)
 
O criminoso de guerra nazista Erich Priebke será sepultado na Itália, anunciou neste sábado (19) à AFP o advogado do antigo membro das SS, falecido em 11 de outubro, aos 100 anos.

"Tudo está resolvido. Chegou-se a um acordo com as autoridades para o enterro de Erich Priebke em um local que será mantido em segredo", declarou Paolo Giachini.

O funeral do criminal nazista havia sido suspenso e ninguém queria receber seus restos mortais ante o temor de que seu túmulo se convertesse num local de peregrinação para os neonazistas.
 
Ex-oficial das SS, Priebke foi condenado na Itália, em 1998, à prisão perpétua por sua participação na morte de 335 civis italianos em março de 1944, em Roma, episódio conhecido como o massacre das Fossas Ardeatinas.

Detido na Argentina em 1994, depois de ter vivido tranquilamente nesse país por mais de 40 anos, foi extraditado e julgado na Itália, onde permaneceu em prisão domiciliar.

Nenhum comentário: