terça-feira, 29 de outubro de 2013

Glenn Greenwald será chamado à Itália para depor

O jornalista Glenn Greenwald publicou denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos (foto: EPA)
O jornalista Glenn Greenwald publicou denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos 
(foto: EPA)
 
Roma - O Comitê Parlamentar para a Segurança da República (Copasir) da Itália vai convocar o jornalista Glenn Greenwald para depor sobre as acusações de espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos em países da Europa. O Copasir é um órgão do Parlamento italiano que tem como função controlar a atuação dos serviços secretos no país. Ele é composto por cinco deputados e cinco senadores nomeados pelos presidentes das duas casas, representando proporcionalmente as forças políticas que as compõem. "Todos os membros declararam estar de acordo com essa proposta", disse o deputado Claudio Fava.

    Em uma entrevista recente à revista L'Espresso, Greenwald disse que o governo italiano foi monitorado pela NSA -- assim como diversos países europeus -- e por um programa de vigilância britânico chamado Tempora, que funciona a partir da coleta de dados de cabos de fibra ótica. Entre os temas que interessam ao Reino Unido, não estaria somente a luta contra o terrorismo, mas também as "intenções políticas dos governos estrangeiros" e assuntos militares e econômicos.

    Além disso, o comitê avalia convocar o ex-analista Edward Snowden, principal responsável pela divulgação de informações sobre as operações de espionagem norte-americanas.


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: