sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Itália condena mais um nazista à prisão perpétua

Foto de arquivo em que Stork aparece ao centro (foto: ANSA)
Foto de arquivo em que Stork aparece ao centro (foto: ANSA)
 
Roma- O Tribunal Militar de Roma condenou à prisão perpétua o alemão Alfred Stork, de 90 anos, por participação no fuzilamento de "ao menos 117 oficiais italianos" em setembro de 1943, na ilha grega de Cefalônia. A condenação, anunciada nesta sexta-feira (18), ocorre uma semana após a morte do ex-oficial da SS Erich Priebke.
 
O nazista faleceu em Roma, aos 100 anos de idade, no último dia 11. Erich Priebke foi um Hauptsturmführer (capitão) da SS -- organização militar ligada ao partido nazista de e a Adolf Hitler -- durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1998, ele foi condenado à prisão perpétua por participação no Massacre das Fossas Ardeatinas, em Roma, em março de 1944, no qual 335 civis italianos perderam a vida pelas mãos das forças nazistas.

Há uma semana, porém, um impasse político e social impede que o nazista seja enterrado. Algumas cidades italianas, incluindo Roma, e o governo da Argentina (país onde ele viveu após a Segunda Guerra Mundial) se recusaram a receber o corpo de Priebke, que permanece em um aeroporto italiano à espera de uma decisão oficial.


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: