sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mostra renascentista começa nesta sexta em Brasília

   Mostra
Mostra "Mestres do Renascimento" traz 57 obras dos mais importantes artistas renascentistas
 (foto: Divulgação)
 
São Paulo - Há alguns meses o Brasil hospeda um dos eventos artísticos italianos mais importantes dos últimos anos. A exposição "Mestres do Renascimento: obras primas italianas" é a maior mostra renascentista já realizada na América Latina e, após encerrar sua temporada em São Paulo, onde recebeu 317 mil visitantes, será inaugurada nesta sexta-feira (11) em Brasília, na presença das autoridades locais e de expoentes do mundo das artes.

    A exposição é composta por 57 obras -- muitas das quais saíram pela primeira vez da Itália -- dos grandes protagonistas desse período único na história, como Leonardo da Vinci, Raffaello, Tiziano, Botticelli, Paolo Veronese, Lorenzo Lotto, Giovanni Bellini, Michelangelo, Andrea Mantegna, entre outros.

    A mostra está inserida em uma política de promoção da arte e cultura italianas no Brasil, que recentemente recebeu exposições sobre Caravaggio e sobre os tesouros do Vaticano. A cultura, aliás, tem sido um dos principais veículos das relações entre os dois países, como foi testemunhado pela presidente Dilma Rousseff na inauguração da mostra de Caravaggio no Palácio do Planalto em 2012. "A cultura aproxima ainda mais o Brasil da Itália e aproxima de uma forma especial, que é aquela que só a arte consegue fazer entre os povos", afirmou na época a mandatária.
 
    Para o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, a exposição "Mestres do Renascimento" "resume e enfatiza o excelente estado das relações ítalo-brasileiras, nas quais estamos avançando não somente na cooperação em âmbito cultural, mas em todos os setores". O evento é também um símbolo da ótima colaboração existente entre a Embaixada e as instituições locais, como neste caso o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). "Contamos também em poder continuar no futuro, em colaboração com nossos parceiros, a apresentar ao público brasileiro cada vez mais o nosso imenso patrimônio cultural", diz Trombetta.
 
    Os curadores da mostra, Cristina Acidini e Alessandro Delpriori, dividiram as obras em seis núcleos distribuídos nos dois pisos do CCBB Brasília: Florença, Roma, Urbino, Milão, Ferrara e Veneza. O florentino hospedará ícones como "Cristo benedicente", de Raffaello, e "Morte di Lucrezia", de Giovanni Bazzi dito Il Sodoma. No núcleo romano serão expostos um estudo arquitetônico de Michelangelo e "Trittico con Ascensione, Giudizio Universale e Pentecoste", de Fra' Angelico.
 
    Giovanni Santi, Lorenzo Lotto, Paolo Veronese, Tiziano e Tintoretto estarão presentes nos núcleos de Urbino, Milão, Ferrara e Veneza, que hospedarão também pinturas como "Sacra Famiglia con una santa", de Andrea Mantegna, "Ritratto di Elisabeta Gonzaga", de Raffaello, e "Annunciazione", de Giovanni Bellini.
 
    Paralelamente à exposição, serão oferecidos visitas guiadas e cursos, além de espetáculos que interpretarão crônicas da vida renascentista e contos da época, de acordo com os temas tratados nas pinturas, como as histórias sobre os príncipes e os mitos religiosos.

    "Mestres do Renascimento" fica em cartaz no CCBB de Brasília até janeiro de 2014. 


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: