quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Número de mortos em naufrágio em Lampedusa passa de 300

Do G1, em São Paulo

Foram recuperados mais de 300 corpos de vítimas do naufrágio da última quinta-feira em frente à ilha italiana de Lampedusa, informou nesta quarta-feira (9) a guarda-costeira da Itália.

O premiê italiano, Enrico Letta, disse que as vítimas terão funerais de Estado.

Ele anunciou a decisão durante entrevista conjunta com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, com a Comissária Europeia de Assuntos do Interior, Cecilia Malmstrom, e com o ministro italiano do Interior, Angelino Alfano.

Imagem feita neste domingo mostra policiais segurando corpo de vítima do naufrágio ocorrido na última quinta-feira. (Foto: Antonio Parrinello/Reuters) 
Imagem feita neste domingo mostra policiais segurando corpo de vítima do naufrágio ocorrido na última quinta-feira. (Foto: Antonio Parrinello/Reuters)
 
Em sua chegada nesta quarta-feira a Lampedusa, Letta e Barroso, acompanhados de Malmstrom e Alfano, foram recebidos com vaias e gritos de "assassinos" pelos moradores locais, revoltados com a tragédia envolvendo os imigrantes ilegais na ilha.

"Vergonha!", "Assassinos", gritaram os moradores no aeroporto, agitando fotografias dos imigrantes na direção de Barroso e Letta, comprovou a AFP.

"Deveriam estar envergonhados de si mesmos! Têm que resolver este problema humanitário", disse um dos manifestantes.

Lampedusa, uma ilha com menos de 6.000 habitantes, critica Roma por não ter uma política de acolhida coerente e a Europa por não ser suficientemente solidária com os imigrantes ilegais que chegam à ilha buscando refúgio.

Nenhum comentário: