sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Refugiados sírios acampam em estação de trem em Milão, na Itália

Da Reuters

Mulher síria está refugiada na estação de trem em Milão (Foto: GIUSEPPE CACACE/ AFP) 
Mulher síria está refugiada na estação de trem em Milão (Foto: GIUSEPPE CACACE/ AFP)
 
Cerca de 200 refugiados que fogem da guerra civil na Síria estão acampados na estação ferroviária central de Milão após muitos terem sido impedidos de deixar a Itália ao tentar alcançar o norte da Europa.

Muitos dos refugiados, grande parte crianças, estão instalados em uma pequena sala na estação perto de uma loja do McDonalds. Outros dormem nos corredores enquanto esperam a permissão para viajar ao norte da Europa por razões humanitárias.

"Eu quero ir para a Alemanha, onde minha irmã, meu pai e minha mãe moram", disse Amina, de 33 anos, que fugiu de Damasco com o marido e três filhos, após sua casa ser destruída. Eles estão na estação há cerca de um mês.

"Quero que meus filhos possam ir à escola e eu quero um emprego para mim e meu marido. Mas acima de tudo precisamos de água e comida", disse ela à Reuters.

A Itália tem sido um trampolim para os imigrantes que buscam uma vida melhor na União Europeia, mas os combates na Síria e a agitação no norte da África aumentaram o fluxo de refugiados que fazem viagens perigosas à costa sul do país em barcos frágeis, muitas vezes partindo da Líbia.

No entanto, autoridades de França, Suíça e Áustria enviaram de volta muitos refugiados vindos da Itália porque eles não têm documentos de viagem.

Os sírios na estação de Milão estão evitando pedir asilo na Itália, que sofre uma recessão econômica, o que iria forçá-los a permanecer no país. Em vez disso, aguardam uma autorização para viajar a outros países da UE, disse a assessora para questões trabalhistas Andreina Rossitto.

Depois de chegarem à Itália de trem, eles têm o objetivo de viajar a países como Alemanha, Noruega e Suécia, onde acreditam que terão mais apoio, disse à Reuters um funcionário de uma entidade de apoio.

mais 

Nenhum comentário: