sexta-feira, 4 de outubro de 2013

workshop - INTRODUÇÃO À HERÁLDICA

 
 
 
Com prazer, o Colégio Brasileiro de Genealogia divulga e referenda a auspiciosa atividade promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro – IHGRJ e pela Fundação Casa de Rui Barbosa, em produtiva parceria:
 
 
Workshop “Introdução à Heráldica”
Prof. Miguel Metelo de Seixas
14 de Outubro de 2013
de 10 às 17 horas

Local: Casa de Rui Barbosa/Sala de Cursos
Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ

Promoção:
Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro - IHGRJ
Fundação Casa de Rui Barbosa

Resumo
Durante muito tempo, a Heráldica foi sistematicamente associada ao estudo das famílias, e em particular ao das famílias da nobreza, no encadeamento das suas gerações ao longo dos séculos. Contudo, a partir de meados do século XX, o saber heráldico vem sendo renovado de forma significativa e rica de consequências. Em primeiro lugar, tem-se mostrado que o seu objeto de estudo é extraordinariamente variado, pois na verdade o uso de emblemas heráldicos, longe de se confinar às famílias e à nobreza, abrange uma enorme variedade de instituições e indivíduos, desde a Idade Média até a atualidade. Em segundo lugar, tem-se livrado a heráldica da sua tradicional dependência em relação a outro saber, a genealogia, abrindo-se assim novos campos de análise e de alcance, nomeadamente no âmbito da história social e das mentalidades. Destas renovações tem nascido um entendimento diferente da vetusta ciência dos brasões, e perspetivas mais amplas para o estudo destes fascinantes emblemas. 

O presente mini-curso visa fornecer uma visão geral sobre a origem e a história da heráldica desde o século XII até aos nossos dias, com especial relevo para a armaria portuguesa. Partindo de uma reflexão teórica e geral, serão em seguida analisados casos concretos, de forma a mostrar como pode a heráldica ser usada, hoje, para um melhor entendimento dos objetos de estudo da historiografia.

Docente
Miguel Metelo de Seixas é doutorado em História pela Universidade Lusíada de Lisboa, onde exerce o cargo de professor auxiliar e dirige desde 1998 o Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos. É desde 2011 bolsista de pós-doutoramento FCT, como investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais e do Centro de História de Além-Mar, ambos da Universidade Nova de Lisboa, com um projeto sobre “A heráldica portuguesa (séculos XV - XVIII): um código de representação social e política”, acolhido também na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Na área da heráldica e da história, tem publicado, desde 1994, numerosos livros, obras coletivas, capítulos de livros e artigos, com destaque para Estudos de Heráldica Medieval (coordenação, em conjunto com Maria de Lurdes Rosa, 2012) e Heráldica, representação do poder e memória da nação (2011); editou recentemente o armorial seiscentista Compêndio das Armas dos Reynos de Portugal & Algarve & das Cidades e Villas principaes delles, de Cristóvão Alão de Morais (2013). É membro da Académie Internationale d’Héraldique (Genève), sócio de número e presidente do Instituto Português de Heráldica, membro do conselho redatorial de Anais de História de Além-Mar e diretor da revista Armas e Troféus.



www.cbg.org.br

Nenhum comentário: