sábado, 8 de março de 2014

8 marzo - Festa della Donna 8 de março, Dia Internacional da Mulher









A origem desta festa vem do lontano 8 de março de 1908 quando, poucos dias antes desta data, dezenas de funcionàrias da indùstria americana Cotton entraram em greve por melhores condições de trabalho. Na manha do dia 8, o proprietàrio trancou todas as portas da fàbrica para impedir que as funcionàrias saissem e a fàbrica pegou fogo, matando 129 operàrias.

Aquele episòdio foi o primeiro de uma série de movimentos feminimos contra as péssimas condiçoes e o papel secundàrio da mulher pelo mundo:



O ano de 1975 foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e em dezembro de 1977, as Naçoes Unidas adotou o dia 8 de março oficialmente como o “Dia Internacional da Mulher”


Na Itàlia
Na Itàlia, o dia 8 de março é muito comemorado e existe uma curiosidade: a mimosa!!!

A mimosa tornou-se o simbolo da mulher na Itàlia exatamente porque floresce nos primeiros dias de março. A cidade de Sanremo é a principal produtora deste simbolo nacional.


Diversas iniciativas acontecem nesta data  na Itàlia – museus e atraçoes gratuitas durante todo o dia, manifestaçoes politicas e sociais e tantas outras atraçoes.


fonte: estraído de www.minhasaga.org
imagens : Minha Saga/ Google






Nenhum comentário: