segunda-feira, 14 de abril de 2014

Corte justifica 'interdição' de Silvio Berlusconi

Silvio Berlusconi está envolvido em uma série de processos na Justiça italiana (foto: ANSA)
Silvio Berlusconi está envolvido em uma série de processos na Justiça italiana (foto: ANSA)
 
 
Roma  - A Corte de Cassação da Itália apresentou nesta segunda-feira (14) as motivações da sentença de dois anos de afastamento de cargos públicos aplicada ao ex-premier Silvio Berlusconi no processo Mediaset -- nome de uma de suas empresas de mídia --, no qual foi condenado por fraude fiscal.

    Segundo o tribunal, a pena se justifica por conta da gravidade do caso, incluindo o peso dos crimes que já tinham prescrevido. No ano passado, o ex-primeiro-ministro foi condenado a quatro anos de prisão por ter sonegado impostos referentes à compra e venda de direitos televisivos.

    A decisão também incluía dois anos de afastamento de cargos públicos, mas essa pena só foi confirmada pela Justiça italiana no último mês de março. Ainda em 2013, o período de reclusão foi reduzido para somente 12 meses, o que abriu a possibilidade de Berlusconi cumpri-lo em prisão domiciliar ou realizando serviços sociais.

    No momento, o premier, que teve seu mandato de senador cassado no final do ano passado, aguarda um posicionamento do Tribunal de Vigilância de Milão para saber em qual das duas opções ele irá se encaixar. Contudo, o procurador-geral substituto Antonio Lamanna já deu parecer favorável para que a pena seja convertida em atividades comunitárias. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: