quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cruzeiro Costa Concordia vai ser desmontado fora da Itália

Navio naufragou na costa italiana em 2012, deixando 32 mortos.
Custo da operação será bancado pela empresa dona do navio.

Da France Presse

 

O cruzeiro de luxo Costa Concordia, que naufragou em janeiro de 2012 perto da ilha italiana de Giglio e provocou a morte de 32 pessoas, será desmontado em um porto fora da Itália, provavelmente na Turquia.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pela Agência de Proteção Civil italiana, que examina propostas da Grã-Bretanha, França, Noruega e Turquia.


Oficiais da Marinha jogam uma coroa de flores na frente Costa Concordia para marcar o segundo aniversário da tragédia em Giglio. (Foto: Max Rossi/Reuters) 
Oficiais da Marinha jogam uma coroa de flores na frente Costa Concordia para marcar o segundo aniversário da tragédia em Giglio. (Foto: Max Rossi/Reuters)
 
O porto italiano mais próximo de Piombino, que está sendo ampliado para desmantelar navios militares, não estará preparado.

As autoridades locais gostariam que a operação acontecesse na Itália, mas o cruzeiro, que já foi um dos maiores e mais modernos da empresa Costa Cruzeiros, provavelmente será desmontado na Turquia, informou Franco Gabrielli, da Proteção Civil.

"Há 25 anos os navios italianos são desmantelados na Turquia", disse.

O custo da operação será bancado pela empresa, que pertenceu ao grupo americano Carnival, que já gastou mais de um bilhão de euros para ajustar o Concordia.

Apesar da proposta da Noruega representar um custo menor, as autoridades italianas descartaram por causa do longo percurso que seria necessário.

A gigantesca embarcação de 17 andares encalhou em 13 de janeiro de 2012. O ajuste do navio aconteceu em setembro do ano passado, graças a uma complexa operação sem precedentes.

O navio, de 290 metros de comprimento e 114.000 toneladas - maior e com quase o dobro do peso do Titanic - descansa agora sobre suportes instalados a 30 metros de profundidade.

Nenhum comentário: