quarta-feira, 11 de junho de 2014

Gastronomia na Copa 2014 - Região Sudeste


Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Três estados que serão sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014 compõem, ao lado do Espírito Santo, a Região Sudeste brasileira. A gastronomia dos quatro estados incorporou pratos e hábitos de diversas culturas. Pelo interior, a famosa comida tropeira ainda povoa as cozinhas das famílias e restaurantes tradicionais.
Há quem diga que a pizza de São Paulo é melhor do que a verdadeira massa feita na Itália. Exagero? O certo é que a cidade é referência no assunto e atrai milhares de pessoas por conta da fama. A imigração italiana chegou aos quatro estados, mas a maioria escolheu São Paulo como destino. 
A capital paulista também possui a maior colônia japonesa no Brasil e o bairro da Liberdade abriga a maior parte desses imigrantes. Tabules, quibes, esfihas, homus e kaftas chegaram ao Sudeste pelas mãos dos sírio-libaneses. Em Minas, pratos como o feijão tropeiro e o angu são heranças dos bandeirantes. Os viajantes também deixaram suas marcas em São Paulo, principalmente no Vale do Paraíba, onde a comida tropeira é bastante consumida.

Capitais gastronômicas

São Paulo atrai todos os anos quase 12 milhões de visitantes. A maioria corresponde ao turismo de negócios, mas há décadas a capital vem atraindo visitantes por conta da riqueza gastronômica. Eleita a Capital Mundial da Gastronomia, reúne os melhores restaurantes do País. São mais de dez mil opções, que vão desde a cozinha simples até a mais refinada. Tal variedade colocou a cidade no topo da lista de melhores lugares do mundo para se comer.

Em São Paulo, é possível ir a um restaurante japonês, italiano, tailandês, alemão, mexicano, espanhol, português, argentino, turco, grego, coreano, chinês.  As possibilidades são infinitas, fazendo com que o turista aprecie os melhores pratos do mundo numa mesma cidade. Durante o ano todo são realizados festivais dos mais diversos, o que contribui ainda mais para a fama que a capital adquiriu. Chefs renomados são convidados para participar desses eventos, e acabam abrindo ou ampliando seu negócio na cidade.
Mas São Paulo não tem apenas importado sabores e especialistas na alta gastronomia mundial, a cidade também é responsável por lançar nomes reconhecidos internacionalmente.  Citado no Guia Michelin e considerado pela publicação como um dos melhores chefs do mundo, Alex Atala tem levado a gastronomia brasileira para todos os continentes. Helena Rizzo e a rede de restaurantes Fasano são outros nomes destacados pelas grandes publicações internacionais.
Rio de Janeiro e Belo Horizonte integram a lista das cidades famosas também pela alta gastronomia. Da capital fluminense, o nome de maior destaque é o da chef Roberta Sudbrack. Seu restaurante no Rio, ao lado do D.O.M. e do Mani (ambos em São Paulo) integram a lista da revista inglesa Restaurant. Em Belo Horizonte, é importante destacar o chef Ivo Faria, também premiado nacional e internacionalmente.

www.copa2014.gov.br

Nenhum comentário: