quinta-feira, 26 de junho de 2014

Peregrinos fazem caminho que vai da França até Roma

O caminho leva até a tumba de São Pedro, na capital italiana



Roma - A Via Francígena recupera seu esplendor com as rotas da Toscana italiana, que estão prontas para aventureiros que desejem percorrer seus 370 quilômetros a pé, a cavalo ou de bicicleta. O local é a antiga rota de peregrinação que levava de Canterbury, na Inglaterra, até a tumba de São Pedro, em Roma, na Itália. 

    A rota atravessa a França (daí vem o seu nome, Francígena) e a Suíça e chega na Itália pelas montanhas de Grande São Bernardo. A partir dali, segue até chegar a Roma, passando pelas belas colinas toscanas.

    "A Via Francígena atravessa muitas realidades. É um belíssimo projeto europeu que une e atravessa países, regiões e cidades. Nós precisamos de iniciativas que nos unam culturalmente", explicou o ministro de Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini. "Existe um turismo crescente no mundo que busca itinerários a pé, é só ver o que se tornou Santiago de Compostela ao longo dos anos. Também há quem busque rotas de cicloturismo, há um belíssimo projeto que vai de Valencia a Turim, uma ciclo-faixa ao longo do Po", completou. 

    O percurso tem 370 quilômetros bem equipados, sinalizados para percorrer a pé, de bicicleta ou a cavalo. São 15 etapas e 40% do itinerário é feito em terras italianas e 20% no estrangeiro em respeito ao total do caminho. A Via Francígena une 14 regiões européias, indo desde a Inglaterra, passando por França, Suíça e chegando na Itália, o que corresponde a 1.800 quilômetros.

    Só em 2013 foram registrados 100 mil peregrinos, mas espera-se que este número aumente à medida que novas campanhas promocionais sejam lançadas. (ANSA)

www.ansa brasil.com.br

Nenhum comentário: