domingo, 27 de julho de 2014

Costa Concordia se prepara para atracar no porto onde será demolido

Do G1, em São Paulo
Navio Costa Concórdia é rebocado perto do porto de Gênova, na Itália, onde será atracado e desmontado (Foto: Stefano Rellandini/Reuters)Navio Costa Concórdia é rebocado perto do porto de Gênova, na Itália, onde será atracado e desmontado (Foto: Stefano Rellandini/Reuters)
O navio Costa Concórdia, que naufragou em 13 de janeiro de 2012 causando a morte de 32 pessoas e ferindo outras 64 na costa da Itália, está nas águas da costa de Gênova e se prepara para ser atracado no porto onde será desmontado. A embarcação havia deixado a Ilha de Giglio, onde estava desde o naufrágio, na última quarta-feira (23).
Após a chegada no porto, os técnicos responsáveis ​​pelas operações do Costa Concordia vão iniciar as manobras necessárias para atracar o navio, em um processo que deve durar cerca de 6 horas.

A demolição total do navio será feita em dois estaleiros dentro do porto e deve levar cerca de 22 meses

No primeiro ponto, os trabalhadores terão quatro meses para retirar todo o mobiliário que está na embarcação. Posteriormente, no segundo estaleiro, a embarcação se transformará em uma enorme massa de metal.

Operação
Na quarta-feira (23), cerca de 1.500 habitantes da ilha comemoraram com aplausos, cantos e apitos a saída do chamado "Titanic do século XXI", enquanto os sinos das igrejas soavam em memória das vítimas do naufrágio.

Durante o transporte do Costa Concórdia, que pesa 112.000 toneladas, a flutuação foi possível graças a 30 recipientes repletos de ar que o cercavam e que cumprem a função de flutuadores. A operação foi vigiada por 12 embarcações. Cruzeiro foi conduzido a uma velocidade de cerca de 4 km/h.
Acusação
O capitão do navio, Francesco Schettino, está sendo julgado pelas acusações de homicídio culposo, causando um naufrágio por ter navegado muito perto da costa para "saudar" o porto, e por abandonar o navio. Ele contesta as acusações.

Nenhum comentário: