sexta-feira, 4 de julho de 2014

Morre aos 63 anos o escritor e ator Giorgio Faletti

O italiano era autor de sucessos como o livro "Eu mato"


Turim - Morreu hoje, 4, em Turim, Itália, o escritor e personalidade televisiva Giorgio Faletti. O italiano tinha 63 anos e estava internado em um hospital após não ter se sentido bem. Ele é o autor do Best seller "Eu Mato", que vendeu mais de 4 milhões de cópias. 

    Personalidade multifacetada, Faletti conheceu o sucesso em vários âmbitos: na televisão, na escrita, na música como cantor e compositor e até mesmo no cinema. Artista famoso na televisão, fez o grande público rir em "Drive in", programa cômico exibido na década de 1980. Uma empreitada bastante distante de sua graduação em Direito. 

    Faletti também cultivava uma paixão pela música, lançando em 1988 o seu primeiro álbum "Coletti Bianchi", trilha sonora do seriado homônimo no qual era um dos protagonistas.

    Em 1991, lança o seu segundo disco "Disperato ma non Serio", que contém entre outras canções o sucesso "Ulula", um dos grandes hits do verão italiano daquele ano.

    No ano seguinte, participou pela primeira vez do Festival de Sanremo, principal festival de música na Itália, e fez par com Orietta Berti interpretando a música "Rumba di Tango", inserida depois em seu terceiro álbum, "Condannato a Ridere". 

    Faletti retorna ao Festival de Sanremo em 1994 e vence o prêmio da crítica, classificando-se em segundo lugar com "Signor Tenente", uma canção inspirada no massacre mafioso de Strage di Capaci.

    Mas é em 2002 que o italiano surpreendeu o público e a crítica com o grande sucesso de seu primeiro thriller , "Eu Mato", que vendeu mais de 4 milhões de cópias. 

    Em 2004, lança seu segundo romance, "Niente di Vero Tranne gli Occhi", que vendeu mais de 3 milhões e meio de cópias, para continuar depois com sua promissora carreira de escritor.

    Também foi um ator de cinema empenhado, estando nos filmes "Baarìa", de Giuseppe Tornatore, e "Il Sorteggio", de Giacomo Campiotti.

    Veja abaixo o vídeo de Faletti interpretando a música "Signor Tenente" no Festival de Sanremo de 1994. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: