quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Duas obras de Leonardo da Vinci têm o mesmo rosto




Milão -  A "Mona Lisa" e a "A Última Ceia", duas obras famosas de Leonardo da Vinci teriam o mesmo rosto pintado, segundo a pesquisadora e crítica de arte italiana Carla Glori.


    O rosto da "Mona Lisa", a mais famosa obra de Da Vinci, "é altamente compatível com o de São João da 'A Última Ceia'".

    Em outra pesquisa, Glori já tinha identificado a modelo da Mona Lisa como sendo Bianca Giovanna Sforza, a mulher que inspirou o renascentista seria também a modelo de São João representado no afresco que Leonardo realizou para a igreja de seu protetor, o Duque Ludovico Sforza.

    A Mona Lisa seria o retrato de noivado da mulher que depois foi suspenso em decorrência da morte da modelo, e levado embora na fuga de Milão em 1499 para depois ser terminado em um momento posterior.

    Leonardo teria trabalhado no retrato nupcial da mulher ao mesmo tempo que começou a traçar o esboço da "Última Ceia", defende a estudiosa.

    A pesquisadora comparou os dois rostos em um programa de computador além de mostrar a existência de ligações nas vidas de Sforza e de Leonardo através de biografias históricas.

    "O Mestre conhecia bem a jovem primogênita do Duque Il Moro, morta misteriosamente em 23 de novembro de 1496, pouco depois do casamento com o mecenas Galeazzo Sanseverino. A morte de Bianca Giovanna acontece quando Leonardo está trabalhando na 'Última Ceia', no mesmo período no qual, segundo a minha tese, ele também estava terminando o retrato da Mona Lisa", explica a estudiosa.(ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: