Torneranno i Prati tem pré-estreia mundial (foto: ANSA)
Roma - Ambientado durante a Primeira Guerra Mundial, o filme de Ermanno Olmi, "Torneranno i Prati", terá uma pré-estreia mundial em mais de 100 países. O filme será também transmitido em uma sessão do Cine Livraria Cultura, em São Paulo, às 19 horas. O lançamento oficial ocorre no dia 6 de novembro.
O diretor destacou que queria que "este filme fosse mais que bonito. Fosse útil contra a guerra". "Um filme que faça com que todos vejam porque esta Guerra Mundial aconteceu. As versões oficiais sobre isso não são realmente críveis. Assim, com 100 anos de distância, o melhor modo de festejá-la é entender o que aconteceu bem como entender o porquê ainda hoje falamos desse conflito", disse Olmi durante as filmagens.
Olmi ainda comentou que o pai dele tinha 19 anos quando foi chamado para o combate e que, enquanto era criança, ele contava "as dores da Guerra, daqueles instantes terríveis no aguardo de ordens, em saber que a morte está ali".
O filme mostra um grupo de combatentes a poucos metros dos inimigos, na fronteira austríaca. É um retrato da vida diária daqueles que estavam nas trincheiras, narrada de maneira melancólica e triste.
A ideia de transmitir para tantos países foi capitaneada pela Presidência do Conselho dos Ministros e pelo Ministério das Relações Exteriores - com a colaboração da Rai Cinema. O evento especial está sendo organizado pelas Embaixadas, Consulados e Institutos de Cultura italiana em vários países e também será exibido para as tropas de paz italianas que atuam no Afeganistão, no Kosovo e no Líbano.
Paris, Londres, Pequim, Tóquio, Washington, Nova York, Moscou, Tel Aviv, Bogotá são algumas das cidades nos cinco continentes que transmitirão o filme. (ANSA)
www.ansabrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário