terça-feira, 4 de novembro de 2014

Física italiana será a 1ª mulher a dirigir o Cern

Fabiola Gianotti chefiará o laboratório nuclear a partir de 2016

Roma - A física italiana Fabiola Gianotti será a primeira mulher a dirigir o laboratório Cern - sigla em francês para Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear -, situado em Genebra, na Suíça. Ela foi nomeada nesta terça-feira (4) pelo conselho da entidade para comandá-la de 1º de janeiro de 2016 até 2021.

    Gianotti tem 52 anos, nasceu em Roma e foi uma das protagonistas da descoberta do bóson de Higgs, popularmente conhecido como "partícula de Deus". A italiana é formada em física pela Universidade de Milão e trabalha no Cern desde 1987. Criado em 1954, o laboratório é dono do LHC, considerado o maior acelerador de partículas do planeta.

    Ela sucederá o alemão Rolf-Dieter Heuer, que ocupa o cargo de diretor-geral desde 2009. Os outros dois físicos que estavam na disputa pelo posto eram o britânico Terry Wyatt, da Universidade de Manchester, e o holandês Frank Linde, diretor do Instituto Nacional de Física Subatômica (Nikhef), de Amsterdã.

    "Vou trabalhar pela ciência a serviço da paz. É sem dúvidas uma grande honra, um prestígio e uma responsabilidade ser a futura diretora-geral do Cern", disse Gianotti à ANSA. A cientista prometeu se empenhar para manter o papel de destaque do Cern nos campos da tecnologia, da inovação e da educação. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: