terça-feira, 18 de novembro de 2014

Mercados natalinos querem encantar turistas na Itália

Mercado de Natal 'Marchet Vert Noel' (foto: Ansa)

Roma - Velas acesas, vinho quente, cheiro de canela, muitas luzes cintilantes, músicas de gaitas, biscoitos de gengibre, decorações, presentes: não há coração, nem mesmo o mais duro, que não se deixe conquistar pelo espírito de Natal.

Como em todos os anos no período do Advento, o mundo inteiro se mobiliza para acolher - segundo as tradições - a chegada do Jesus menino ou do Papai Noel (ou de ambos). Também na Itália há uma expectativa na espera que tem sabor de alegria dividida.

E se é verdade que o Natal significa, antes de tudo, a casa e a família, é também verdade que o calor da festa mais amada do ano pode ser visto também em campo aberto - mesmo com o frio europeu. Por isso, os mercados de Natal foram criados: para "esquentar" tanto os adultos como os pequenos.

Para todo o período de festas, de norte a sul na Itália, há uma infinidade de praças e ruas cheias de barraquinha, que vendem decorações, guloseimas, árvores para decoração, música e brinquedos.

Os preparativos para a festa estão a todo vapor no Alto Ádige, que de uns anos para cá se tornou um dos mais "clássicos" mercados. Em Merano, na Piazza Terme, os visitantes podem jantar no interior de grandes bolas natalinas enquanto as barraquinhas que ficam permeando o rio serão iluminadas por "uma luz verde". O título ocorre graças à certificação de "Evento Verde" no quesito do respeito ao meio ambiente.

Sabores e tradições se unem em Lagundo. Durante o Advento será possível visitar a "Floresta de Natal" da famosa cervejaria Forst. A área será criada onde havia o armazenamento do gelo para resfriar o mosto das antigas adegas do século 19. Além disso, as especialidades natalinas e o autêntico artesanato da região acolherão os visitantes em Lana.

Em Rovereto, no Trentino, volta a ser produzido o "Natal dos Povos" que celebra o encontro de diversas culturas e recebe artistas e artesãos de diversos países do mundo.

Também o coração dos Alpes baterá forte pelo Natal: um clima de festa marca o mercado Marché Vert Noel, que transformará uma parte de Aosta em uma vila alpina, com 46 chalés transbordando vinhos, artes manuais, objetos antigos e pensamentos atuais na decoração. Uma atmosfera mágica, entre gnomos e elfos, perfumes personalizados, espetáculos, luzes e adornos caracterizará a 18ª edição da Vila de Natal de Bussolengo.

Doces, cheiro de castanhas assadas e artesanatos de todas as formas com a tradicional feira "Oh Bej! Oh Bej!" de Milão, amadíssima pelas famílias italianas.

Em Verona, Romeu e Julieta também festejarão o Natal. O acesso à cidade da história de William Shakespeare será iluminado por centenas de luzes até a praça Bra. Na praça dos Senhores, 60 barraquinhas com as estruturas em madeira darão as melhores características ao "Christkindlmarkt" em estilo nórdico.

Produtos artesanais, preciosos objetos decorados e especialidades gastronômicas darão destaque ao evento. Já em Úmbria, artesanato de qualidade e produtos típicos enriquecerão a aldeia de Torgiano, que terá um mercado de Natal nas ruas subterrâneas de Rocca Paolina.

Em Gubbio, no Monte Ingino, poderá ser admirado o maior presépio do mundo, que neste ano terá sua lâmpada principal acesa pelo papa Francisco no dia 7 de dezembro.

Uma etapa inesquecível desse roteiro natalino é também a capital italiana, Roma. Na praça Navona, o mercado histórico atende tanto as expectativas dos adultos como das crianças. Com doces e decorações, será possível conversar com o Papai Noel e a Epifania, mas sobretudo você poderá seguir a tradição romana e comprar um enfeite para sua árvore de Natal na feira.

Em Nápoles, para buscar o espírito natalino é só descer a rua San Gregorio Armeno,onde o Natal ocorre todos os anos: andando entre os ateliês de artesanato que criam as estátuas do presépio, serão organizados inúmeras feirinhas tradicionais, em um atmosfera com um sabor único. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: