terça-feira, 11 de novembro de 2014

Renzi fecha pacto com PD para reformas

Roma -  O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, teve uma reunião com a maioria dos membros de seu partido, o Partido Democrático (PD), e fechou um pacto para as eleições nacionais de 2018.

    Segundo o premier, as reformas de seu governo serão feitas "com que está ao seu redor". A frase foi uma indireta para os membros descontentes do PD que não concordam com as reformas, especialmente a trabalhista, capitaneada por Renzi.

    Uma das mudanças previstas pelo primeiro-ministro é diminuir para 3% a participação dos pequenos partidos nas eleições. Um valor bem diferente do proposto pelo Forza Italia, de Silvio Berlusconi, que queria 8%, e até mesmo diferente do que o próprio Renzi previa, que era uma taxa de 5%.

    A diminuição é mais um sinal de "desafio" do líder do PD contra o FI. Se Berlusconi não levar seus votos para Renzi, ele irá "andar sozinho". Por isso, Renzi e Berlusconi terão uma reunião para acertar os detalhes nesta quarta-feira (12).

    O documento que resumiu o encontro, escrito pelo próprio premier, mostrou o apoio para que a reforma trabalhista entre em vigor no dia 1º de janeiro de 2015. A ata ainda classificou de "erro" uma convocação de eleições antes da data proposta e que essa seria uma "derrota inaceitável" para o partido. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: