sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Renzi agradece Napolitano por seus 9 anos de governo

 O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, agradeceu o presidente do país, Giorgio Napolitano, por todos os nove anos de governo à frente da Itália.

"Nove anos de serviço, autoridade, responsabilidade. Um presidente ao qual só podemos dizer "Obrigado, Giorgio", escreveu o premier em sua conta no Twitter. Napolitano anunciou ontem (31) que deixará o cargo de presidente em breve, após chegar ao "limite" de suas forças físicas.

Renzi também telefonou para o político após o anúncio televisivo de sua renúncia, algo que já era esperado pelos italianos.

Fontes ouvidas pela ANSA, afirmam que a saída do mandatário será realizada após o dia 13 de janeiro, quando se encerra a presidência italiana da União Europeia.

Assim que for oficializada a renúncia de Napolitano, o chefe do Senado, Pietro Grasso, assume interinamente a Presidência - algo não previsto na Constituição, mas admitido na prática institucional italiana - e a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, tem até 15 dias para convocar uma sessão conjunta do Parlamento para iniciar o processo de sucessão presidencial. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: