Ilustrador Paulo Mariotti reuniu desenhos produzidos ao longo de dez anos.
Todas as ilustrações foram feitas apenas com caneta esferográfica simples.
Daniel Silveira
G1 RJ
Desenhos são ricos em detalhes e exploram não só a paisagem da cidade, como o cotidiano de seus moradores e turistas (Foto: Paulo Mariotti / Divulgação)
O cotidiano do Rio está em Roma. E em detalhes. Até o dia 6 de março, a Embaixada do Brasil na Itália recebe “Crônicas Cariocas”, de autoria do ilustrador Paulo Mariotti, que registrou cenas da Cidade Maravilhosa em desenhos feitos apenas com caneta esferográfica. A exposição faz parte dos festejos promovidos pela embaixada brasileira aos 450 anos do Rio.
Paulo é baiano e afirma ter se apaixonado pelo Rio quando o conheceu. “Lembro como se fosse hoje. Foi em 1978 e o que me encantou mais foi a luz da cidade e, é claro, o Aterro do Flamengo. Lugar que me fascina até hoje depois de incontáveis viagens.
O artista começou a desenhar retratos do Rio em 2003, enquanto aguardava a chegada de amigos na cidade. Seus desenhos reproduzem não apenas os cartões postais da cidade, conhecidos mundialmente, mas também cenas tipicamente cariocas, a arquitetura de casas, prédios antigos, esquinas, bares, calçadas. “Trata-se de desenhos de observação do cotidiano, de coisas simples”, destaca Paulo.
Questionado sobre a repercussão da mostra na Itália, o ilustrador se diz satisfeito. “As pessoas vem a mim perguntam como são feitos os desenhos, quanto tempo demora, parece que se envolvem de verdade com as imagens. Elas param e as vezes ficam olhando demoradamente os detalhes, o que para mim é fantástico, pois sou obcecado pelos detalhes como pode-se ver nos desenhos”, contou. Ele ressaltou ainda se emocionar ao saber que as pessoas revivem experiência e situações passadas no Rio ao contemplarem o seu trabalho.
Paulo, que atualmente vive na Europa, diz ter certa frustração por nunca ter morado no Rio de Janeiro e revela que desenhar a cidade lhe provoca sensação de pertencimento. Ele revela que o desenho pelo qual tem mais apreço é o da Praia Vermelha:“Para mim o cenário dessa pequena praia ao pé do Pão de Açúcar é um dos lugares mais impressionantes que conheço”, contou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário