quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cotidiano do Rio é retratado em mostra de desenhos na Itália



Ilustrador Paulo Mariotti reuniu desenhos produzidos ao longo de dez anos.
Todas as ilustrações foram feitas apenas com caneta esferográfica simples.


Daniel Silveira
G1 RJ

Desenhos são ricos em detalhes e exploram não só a paisagem da cidade, como o cotidiano de seus moradores e turistas (Foto: Paulo Mariotti / Divulgação)

O cotidiano do Rio está em Roma. E em detalhes. Até o dia 6 de março, a Embaixada do Brasil na Itália recebe “Crônicas Cariocas”, de autoria do ilustrador Paulo Mariotti, que registrou cenas da Cidade Maravilhosa em desenhos feitos apenas com caneta esferográfica. A exposição faz parte dos festejos promovidos pela embaixada brasileira aos 450 anos do Rio.

Paulo é baiano e afirma ter se apaixonado pelo Rio quando o conheceu. “Lembro como se fosse hoje. Foi em 1978 e o que me encantou mais foi a luz da cidade e, é claro, o Aterro do Flamengo. Lugar que me fascina até hoje depois de incontáveis viagens.

O artista começou a desenhar retratos do Rio em 2003, enquanto aguardava a chegada de amigos na cidade. Seus desenhos reproduzem não apenas os cartões postais da cidade, conhecidos mundialmente, mas também cenas tipicamente cariocas, a arquitetura de casas, prédios antigos, esquinas, bares, calçadas. “Trata-se de desenhos de observação do cotidiano, de coisas simples”, destaca Paulo.

Questionado sobre a repercussão da mostra na Itália, o ilustrador se diz satisfeito. “As pessoas vem a mim perguntam como são feitos os desenhos, quanto tempo demora, parece que se envolvem de verdade com as imagens. Elas param e as vezes ficam olhando demoradamente os detalhes, o que para mim é fantástico, pois sou obcecado pelos detalhes como pode-se ver nos desenhos”, contou. Ele ressaltou ainda se emocionar ao saber que as pessoas revivem experiência e situações passadas no Rio ao contemplarem o seu trabalho.

Paulo, que atualmente vive na Europa, diz ter certa frustração por nunca ter morado no Rio de Janeiro e revela que desenhar a cidade lhe provoca sensação de pertencimento. Ele revela que o desenho pelo qual tem mais apreço é o da Praia Vermelha:“Para mim o cenário dessa pequena praia ao pé do Pão de Açúcar é um dos lugares mais impressionantes que conheço”, contou.


Paulo Mariotti desenha cenas e cenários do Rio (Foto: Paulo Mariotti / Divulgação)Cartões postais da cidade também foram retratados pelo artista (Foto: Paulo Mariotti / Divulgação)
 www.g1.com.br

Nenhum comentário: