domingo, 8 de março de 2015

Mimosa: uma flor em homenagem às mulheres italianas




Na Itália, a partir do final do inverno e início de primavera, tem uma árvore que se transforma nas cores da bandeira do Brasil: o verde e amarelo. É a mimosa, uma flor que é o símbolo do dia das mulheres na Itália.
Mimosa

O hábito de presentar as mulheres no dia 08 de março com um maço das flores amarelas tem origem na Itália com Teresa Mattei, que nasceu em Gênova em 1921 e atualmente mora em Lari, uma província de Pisa. Teresa Mattei foi um nome do período de Resistência italiano (um movimento armado de oposição ao fascismo) e do sucessivo nascimento da República Italiana.
Teresa Mattei, lutadora de causas sociais e políticas principalmente no quesito dos direitos das mulheres e das crianças, teve a idéia, ao lado de Rita Montagna da UDI (Unione Donne in Italia), de propor as mimosas como uma flor símbolo do dia das mulheres.
Naquele período discutia-se sobre a possibilidade de presentear as mulheres com violetas – um hábito já comum na França. Mas Mattei propunha uma flor mais popular, que fosse encontrada facilmente também no campo, como a mimosa. Rejeitou também a idéia das orquídeas, propostas pelas parlamentares socialistas, que eram muito caras.
Foi então que ela se lembrou de uma lenda chinesa que falava de uma princesa e de suas mimosas, como símbolo do calor da família e da gentileza feminina. Daquele momento em diante, essas alegres flores fazem parte da tradição italiana e todo 08 de março são vendidos cerca 15 milhões de maços de mimosa.
Bem, agora você já sabe a história da mimosa na Itália.

http://www.brasilnaitalia.net























Nenhum comentário: