terça-feira, 17 de março de 2015

Oposição pede a demissão de ministro dos Transportes

Roma - Os líderes dos partidos de oposição italianos estão pedindo a demissão do ministro de Infraestrutura e Transportes, Maurizio Lupi, pela suposta relação de seu filho com empresários detidos em um esquema de corrupção.

Para o líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), Giuseppe Grillo, Lupi precisa pedir sua demissão, além de devolver dinheiro aos cofres públicos. Já o Esquerda Ecologia Liberdade (Sel) apresentará uma moção para uma mudança radical no Ministério e para a demissão do titular da pasta.

Matteo Salvini, do Liga Norte, afirmou que "não condena ninguém", mas que espera "que o ministro do Interior ou o primeiro-ministro venha ao Parlamento para explicar aos italianos se é tudo falso ou se tem algo de verdadeiro". Em entrevista ao jornal "La Repubblica", Lupi se defendeu das acusações. "Deixar o cargo? Não, a demissão eu não vou pedir.

Mesmo que, pela primeira vez, vejo meu filho ser acusado injustamente. Estou sentindo o sofrimento de um pai que vê seu próprio filho em destaque nas primeiras páginas como um monstro, sem ter culpa alguma".

Entenda o caso

Ontem (16), a Procuradoria de Florença prendeu quatro pessoas e anunciou a investigação de outras 50 sobre a corrupção em grandes obras públicas, especialmente na questão dos trens de alta velocidade e de obras para a Exposição Universal (Expo Milão 2015).

Entre os detidos, estavam dois empresários e o dirigente do departamento de Trabalhos Públicos, Ercole Incalza. A secretaria administrada por ele é subordinada ao Ministério de Infraestrutura e de Transporte.

Incalza, que tem uma "estreita relação" com o ministro Lupi, já desempenhou diversos cargos na pasta e está no governo há 14 anos - passando por sete administrações diferentes.

Mas, o que causou a ira dos parlamentares foi o fato de que um dos empresários presos, Stefano Perotti, contou que ajudou a achar um emprego para o filho do ministro, Luca. Ele ainda teria recebido do empresário um relógio rolex de 10 mil euros de presente. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: