quarta-feira, 11 de março de 2015

Veneza concederá Leão de Ouro a Bertrand Tavernier por sua carreira

Bertrand Tavernier (à esquerda) com os atores Melanie Thierry e Raphael Personnaz (Foto: Reuters)


Da France Presse - O diretor Bertrand Tavernier, um dos mestres do cinema francês, receberá o Leão de Ouro por sua carreira na 72ª edição do Festival de Veneza. O evento, que acontecerá de 2 a 12 de setembro, decidiu premiar o versátil cineasta, escritor, ator e produtor por "ser um autor completo e por sua coragem eclética", afirma o comunicado da organização.

Para o diretor do festival, Alberto Barbera, o cinema de Tavernier dá particular importância ao "modo artesanal" e se alimenta de dois fatores, "o amor pelo cinema clássico americano e a paixão inata pelos temas políticos e sociais". "O conjunto de seus filmes forma um "corpus" anômalo no panorama do cinema francês dos últimos 40 anos", destacou.

Tavernier, de 73 anos, que na década de 1980 emocionou o público com "Um Sonho de domingo", (1984) sobre um pintor e seus filhos, com o qual venceu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes, também prestou uma homenagem ao jazz com "Por volta da meia-noite" (1986), que rendeu o Oscar de melhor trilha sonora para Herbie Hancock.

Após incursões no cinema de aventura com "A Filha de D'Artagnan" (1994), um de seus maiores sucessos de público, e policial com teor social com "Lei 627" (1992), sobre os problemas que as drogas provocam entre os jovens, Bertrand Tavernier recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim com o drama "A Isca" (1995), baseado em um caso real.
www.g1.globo.com

Nenhum comentário: