sábado, 9 de maio de 2015

Cidade italiana cria álbum de figurinhas dos moradores


Uma cidade no norte da Itália criou um álbum de figurinhas que virou uma sensação entre os moradores: é que as cerca de 600 imagens colecionáveis são...dos moradores da cidade.
O álbum foi idealizado pelo prefeitura de San Salvatore Monferrato, no Piemonte. "Nosso objetivo era fortalecer as relações entre os habitantes, manter o tecido social ativo e preservar a memória coletiva", disse à BBC Brasil o prefeito, Corrado Tagliabue.
"Em muitas cidades italianas, os álbuns de figurinhas são uma tradição, mas sempre com imagens de jogadores de futebol de times locais. Ninguém havia pensado em colocar a foto do padeiro, do salameiro, do presidente de uma associação de voluntariado, etc. Esta é a nossa particularidade".
"Na era do Facebook, este é o verdadeiro livro das faces porque tivemos a adesão de quase todos os 4.500 habitantes".
Credito: Divulgacao
Figurinhas têm retratos individuais e coletivos
Para vencer a timidez e o caráter reservado dos piemonteses, algumas fotos foram realizadas em grupo. Desde que foi lançado, em março deste ano, procurar a própria figurinha ou a de um amigo ou conhecido virou mania na cidade.
Na primeira edição, foram impressos 700 álbuns e 75 mil figurinhas. Nos próximos dias será iniciada a sétima impressão, com tiragem de 200 mil novas figurinhas. Cada envelope com cinco retratos custa 3 euros.
Credito: Divulgacao
'Na era do Facebook, esse é o verdadeiro livro das faces', diz prefeito
"Os avós passaram a colecionar figurinhas com os netos. Meus filhos, que estão no ensino fundamental, procuraram até encontrar e poderem levar para a escola as figurinhas de seus professores".
Troca de figurinhas
Para realizar as quase 600 imagens do álbum, foram necessários mais de quatro meses de trabalho.
Todas as fotografias foram feitas por dois vereadores, que ficaram responsáveis inclusive pelo agendamento das sessões de foto e pelo recolhimento das autorizações para o uso de imagem de crianças e adolescentes.
Credito: Divulgacao
Avós passaram a colecionar figurinhas com os netos; alunos passaram a procurar fotos dos professores
Sem anúncios publicitários, a iniciativa foi financiada pela prefeitura e o dinheiro arrecadado será revertido para associações esportivas e de voluntariado locais.
Logo depois do lançamento, os habitantes organizaram uma festa na praça principal para trocar figurinhas.
"Percebemos que algumas fotos eram mais raras, para muitas pessoas faltavam sempre as mesmas imagens. Vai ver é um truque da gráfica para incentivar as vendas... Mas como somos uma pequena comunidade, um dia ou outro conseguimos completar a coleção", afirma o prefeito.
Credito: Divulgacao
A atletista paraolímpica e moradora da cidade Carmem Acunto mostra sua figurinha
O projeto de valorização da identidade local promovido em San Salvatore Monferrato teve início em 2006, durante a primeira gestão de Tagliabue como prefeito. Com a ajuda dos residentes, que fornecem imagens pessoais de tios, avós e bisavós, todos os anos a prefeitura realiza mostras fotográficas que retratam a vida no município.
Entre os temas já tratados estão a Primeira Guerra Mundial, a vida dos agricultores e a evolução da vida escolar.
"Nosso álbum de figurinhas é o resultado deste percurso de preservação da nossa história, aquela com 'h' minúsculo, feita pelas pessoas comuns. É o espelho da nossa cidade".
Segundo Tagliabue, a prefeitura tem recebido diariamente pedidos de pessoas interessadas em replicar a iniciativa. "Procuramos sempre entusiasmá-los. Organizar um álbum dá trabalho, mas provavelmente receberão grande adesão."

Nenhum comentário: