quinta-feira, 14 de maio de 2015

Complexo gastronômico Eataly abre unidade em São Paulo

São Paulo -  Conhecida como capital gastronômica do Brasil, São Paulo ganhará a partir do dia 19 de maio a primeira loja da rede italiana Eataly na América Latina. O estabelecimento, que possui mais de 25 lojas no mundo, como Nova York e Tóquio, une supermercado, restaurantes e escola de culinária, todos baseados no conceito de "slow food".

Localizado no número 1.489 da Avenida Juscelino Kubitschek, o empreendimento de R$ 40 milhões contará com uma área de 4,5 mil metros quadrados e dois subsolos de estacionamento, gratuito ao público. O espaço se divide em três andares para comportar 18 pontos de alimentação, um bar a céu aberto, 22 departamentos de mercado, uma sala de aula e cinco laboratórios.

Ao todo, o Eataly terá sete mil itens alimentícios à venda e mais de 800 rótulos de vinho. Estarão nas prateleiras produtos como pães, frutas, verduras, legumes, massas, condimentos, doces, geleias, arroz, molhos, azeites, conservas, carnes, queijos, peixes, vinhos, cervejas, destilados, utensílios de cozinha e livros de culinária.

"O Eataly cozinha tudo que vende e vende tudo que cozinha, o que significa que quase todos os ingredientes usados nos restaurantes podem ser encontrados no mercado", informou o grupo em uma nota.

Para comer, o empreendimento contará com 768 lugares espalhados pela cafeteira italiana Lavazza, quiosque da Nutella, a confeitaria, chocolateria e sorveteria Venchi, uma padaria de panini e focaccia, uma casa de carne, uma rosticceria, um café vegano, uma pizzaria, um bar de frutas, um boteco gourmet, um restaurante de peixe e outro de massas. Por fim, no terraço da loja, haverá o restaurante Brace e uma cervejaria.

"Nosso objetivo é colocar produtos a preços acessíveis para que possamos atingir todas as faixas de renda. Há uma tabela ampla de preços, dos mais baixos aos mais altos", disse à ANSA o CEO do Eataly, Luca Baffigo Filangieri, ressaltando que alguns itens custarão cerca de R$30.

 Na pizzaria, por exemplo, a redonda individual deverá ser vendida por R$25. Já alguns rótulos de vinho poderão ser comercializados no mercado entre R$ 20 e R$40. O prédio do Eataly também contará com cinco laboratórios, onde serão produzidos mussarela, cerveja, pasta fresca, pães e doces.

Tudo ficará aos olhos do público, através de um vidro que dará para cada cozinha e para os tanques de cerveja da Academia Barbante. Para os que têm interesse em aprender mais sobre gastronomia, o primeiro andar da loja contará com uma sala de aulas chamada "La Scuola", que tem capacidade de 18 lugares. Lá, serão oferecidos cursos de culinária, degustações e jantares temáticos, além de servir de espaço para eventos corporativos.

"O Eataly em São Paulo é uma homenagem aos mais de dois milhões de italianos que vieram entre os anos 1890 e 1930 ao Brasil", disse o fundador da marca, o empresário Oscar Farinetti. De acordo com o empresário, muitos produtos, como o pão e o queijo, serão feitos com alguns ingredientes brasileiros, mas com o know-how italiano. "A loja será um grande exemplo de integração, tanto cultural quanto gastronômica", ressaltou.

Criador do conceito de "slow food", que defende a apreciação da comida, a qualidade das refeições e a valorização do produtor, o italiano Carlo Petrini afirmou que o Eataly trabalha com os princípios de "comer, comprar e aprender". "É uma operação comercial, mas que respeita e homenageia a cultura e valoriza a pequena produção agrícola local", relatou Petrini, destacando que "São Paulo é a cidade com mais italianos fora da Itália".

Com sua primeira loja aberta em 2007, em Turim, o Eataly é considerado o maior mercado de gastronomia e produtos italianos no mundo. Desde 2004, o grupo tem comprado ações no ramo de alimentos e bebidas. Atualmente, o Eataly é parceiro de 19 empresas que produzem ou distribuem alimentos italianos de alta qualidade, as quais representam 25% dos itens vendidos nas lojas (os outros 75% são fornecidos por mais de dois mil produtores).

O empreendimento em São Paulo é uma parceria entre o Eataly Italia (de Baffigo e Farinetti), com os norte-americanos do B&B Hospitality Group (dos chefs Mario Batali, Joe e Lidia Bastianich), com os irmãos Adam e Alex Saper e com o grupo brasileiro St. Marche.

"Neste momento, vamos nos concentrar somente em São Paulo. Mas, antes de expandirmos para a América Latina, seria interessante abrirmos uma filial no Rio de Janeiro e outra em Brasília", afirmou o CEO do grupo.

Nos próximos três anos, o Eataly planeja inaugurar duas lojas na Itália (uma em Verona e outra em Trieste), uma em Munique, Londres, Paris, Moscou, Seul, e cinco na América: Nova York II, Los Angeles, Filadélfia, Boston e Toronto. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

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