quarta-feira, 24 de junho de 2015

Petição para salvar vilarejo já tem 20 mil assinaturas






CIVITA DI BAGNOREGIOZLR


(ANSA) - O abaixo-assinado que pede a salvação de Civita di Bagnoregio, chamada na Itália de "a vila que está morrendo", já recebeu 20 mil firmas.

    O anúncio foi feito pelo governador da região do Lácio, Nicola Zingaretti, idealizador da campanha para evitar o desaparecimento do local. Situado a poucas horas de carro de Roma, o vilarejo é uma joia apoiada sobre um pequeno monte rochoso, que sofre com o processo de erosão causado por chuvas, ventos e dois córregos que passam pelo vale.

    Por conta disso, a vila - habitada por um número cada vez menor de famílias - vive sob a constante ameaça de desabamentos. Para chegar em Civita di Bagnoregio, é preciso atravessar uma ponte para pedestres de 300 m de altura. Sua única entrada e saída é um portal etrusco parcialmente destruído devido a deslizamentos de terra.

    "Queremos utilizar Civita como um centro de promoção cultural e, após o verão [no hemisfério norte], iniciaremos uma coleta de fundos internacional para financiar a tutela de sua atmosfera mágica", acrescentou Zingaretti. Entre os que já assinaram a petição, está o cineasta Giuseppe Tornatore, que há 20 anos é um dos moradores mais ilustres do local.

    "Civita é de todos, precisa ser protegida e promovida. Esse projeto está no coração de todos que amam a vila. Eu me apaixonei no primeiro dia que a vi e imediatamente comprei uma casa", disse o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro por "Cinema Paradiso". (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: