sexta-feira, 3 de julho de 2015

Grupo lança série que conta vida de imigrantes em Roma

'Welcome to Italy' quer mostrar integração em novo país

Roma - Um grupo de jovens artistas provenientes de várias partes do mundo, e que hoje moram na Itália, criou uma websérie para contar aadaptação dos imigrantes à nova realidade.

Segundo os criadores, "Welcome to Italy" "tem o objetivo acompanhar os indivíduos em sua transformação de imigrantes isolados para cidadãos integrados". Dirigido por Terry Paternoster e escrito por diversos jovens, a trama é interpretada por sete atores que contam sua história pessoal de discriminação e de integração.

O site do grupo "InfoFilieraRoma.it" é uma proposta traduzida para nove idiomas - árabe, bengali, chinês, senegalês, filipino, italiano, espanhol, tigrínia e ucraniano - e recebeu o apoio financeiro do Ministério do Interior da Itália e do Fundo Europeu para a Integração dos Cidadãos de Países Terceiros.

"Somos cidadãos provenientes de diversos continentes do mundo que vivem e trabalham em Roma. Nos reunimos em volta de um projeto com o objetivo específico de criar informação e formas de comunicação e diálogo entre as comunidades estrangeiras e a realidade italiana. Pela primeira vez, nós somos protagonistas diretos desta experiência", destacam os responsáveis pela organização.

A série conta a história de uma rádio criada pelos imigrantes e que corre risco de ser fechada, por uma série de razões. Defendendo-a com unhas e dentes, eles mostram as dificuldades de se integrar em uma nova sociedade.

Além de atuar, os membros do grupo também são voluntários em organizações da cidade que recebem a atual onda de imigrantes que chega à Itália diariamente. Eles ajudam, ao todo, oito centros de comunidades estrangeiras, e auxiliam as pessoas nessa nova etapa da vida.

Segundo a Organização das Nações Unidas, só no primeiro semestre de 2015, mais de 137 mil estrangeiros chegaram à Europa através do Mar Mediterrâneo para fugir de guerras e conflitos. As duas maiores portas de entrada para essa população são a Itália e a Grécia. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: