segunda-feira, 20 de julho de 2015

Melhor sommelier de cerveja quer conhecer mais a bebida brasileira

Italiano Riva Simonmattia trabalha com pub em Bergamo.
Ele ainda não acredita ter vencido campeonato e espera voltar ao Brasil.


italiano Riva Simonmattia, eleito o melhor sommelier de cerveja do mundo, espera poder voltar ao Brasil e conhecer melhor a bebida brasileira. Ele venceu O campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja, realizado pela primeira vez no país, neste sábado (18). O resultado foi divulgado nos primeiros minutos deste domingo (19), em um jantar no Eataly, em São Paulo.
"Sinto algo inacreditável porque é a minha primeira vez, minha primeira participação [em um campeonato de sommelier] e não pensava em chegar na final. Por ter chegado até a final para mim já é o máximo”, disse Simonmattia ao G1.
Riva Simonmattia mora em Bergamo e trabalha com pub que serve cervejas artesanais locais (Foto: Glauco Araújo/G1)
Riva Simonmattia trabalha com pub que serve
cervejas artesanais (Foto: Glauco Araújo/G1)
Ele espera poder levar a experiência da disputa e do título conquistado para a Itália e para os novos negócios em que ele está investindo recentemente. "Estou felicíssimo por representar a Itália e estar aqui no Brasil. Quero estar aqui no próximo ano para conhecer mais a cerveja brasileira. Sou um apaixonado por cerveja. Por ser um país jovem na cultura da cerveja, acho que o país está bem avançado. Estou atento ao mercado brasileiro."
Simonmattia comemorou bastante com os amigos que vieram acompanhar a competição em São Paulo. "Não trabalhava com o mundo da cerveja. Há pouco tempo em estou trabalhando com um pub de cerveja em minha cidade [Bergamo] . Espero que isso possa ser um estímulo para o trabalho, para o pub. Participar de um evento desse tipo sempre promove a cultura da cerveja de qualidade.”
Classificação e o campeonato
Em segundo lugar ficou o alemão Frank Lucas. A única mulher do campeonato, Irina Zimmermann, veio logo em seguida. O brasileiro Rodrigo Sawamura ficou em quarto lugar. O suíço Roger Brügger e o brasileiro André Soares Rodrigues ficaram empatados em quinto lugar.

A etapa final foi dividida em cinco fases. A primeira foi um teste às cegas de oito tipos de amostras de cerveja. A segunda foi uma prova teórica. A terceira foi de "flavors" para reconhecimento de aromas. Neste momento foram selecionados os três primeiros classificados para a finalíssima.
Na primeira prova de repescagem (a quarta do dia) definiu mais dois finalistas. Eles tiveram de descobrir estilo e rótulo da cerveja. A quinta etapa foi de harmonização e definiu o sexto classificado para a final.
Os seis finalistas tiveram três opções de cervejas para fazer a apresentação do rótulo, descrição e harmonização. As garrafas só foram reveladas no momento em que o candidato era chamado. As que foram escolhidas pelos primeiros sommeliers eram substituídas por outro rótulo diferente.
Cada um deles entrou no salão montado no meio do pavilhão do Expo São Paulo, durante a Degusta Beer, caminhando por um tapete vermelho ao som de uma música que o representasse. O cardápio musical variou de AC/DC, Madonna e U2.
www.g1.globo.com

Nenhum comentário: