quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Estrelas Cadentes na Noite de São Lourenço

Noite mágica, com chuva de estrelas cadentes, que mais parecem fogos de artifício, são motivo para festas, comemorações e fazem com que todos os olhares se voltem para os céus, formulando pedidos e inspirando todas as manifestações de arte e poesia!


Este fenômeno ocorre no verão e em particular a partir do final de julho a 20 de agosto, momento em que a cauda do cometa atravessa a órbita terrestre, criando uma verdadeira chuva meteórica. O pico de visibilidade se concentra em torno ao dia 12 de agosto, com possibilidade de visualização a olho nu.

Dentre as três chuvas de meteoros mais fortes previstas para este ano, apenas as Perseidas desfrutarão de um céu sem Lua perto seu pico, previsto para entre os dias 12 e 13 de Agosto próximo. 

Mas lembre-se, chuvas de meteoros podem surpreeender! 



O cometa que gerou este fenômeno é o SWIFT-TUTTLE, que tem um núcleo de cerca 10 km e que teve a última passagem pela Terra em 1992, e a próxima será em 2126. Os meteoros que nós podemos observar são partículas deixadas durante as passagens anteriores do cometa. A velocidade de impacto na atmosfera equivalem a 59km/s. Essas Perseidas ou Perséiades são uma prolífica chuva de meteoros, assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus. . A maior parte do material presente na nuvem atualmente, tem aproximadamente 1.000 anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rasto proveniente da passagem do cometa em 1862. As primeiras observações aconteceram em 36 d.C.




A tradição cristã ligou o fenômeno ao martírio de São Lourenço, dizendo que as estrelas são as lágrimas luminosas que o Santo derramou no seu suplício, que vagam eternamente nos céus e descem à terra somente no dia em que Lourenço morreu, criando uma atmosfera mágica e carregada de esperança.

A noite São Lourenço conserva o seu fascínio e é celebrada em toda a Itália com festas e música em todas as horas do dia e da noite. Noite que recebeu homenagens, poesias e filme, como essa obra prima dos irmãos Taviani:


Fonte: http://italia-poa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: