quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Presidente diz que extremismo pode causar 3ª Guerra Mundial

Roma - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou nesta quarta-feira (19) que o terrorismo praticado no Oriente Médio e na África é uma "semente" para início da Terceira Guerra Mundial e convidou os países europeus a combaterem juntos o problema.

"O terrorismo alimentado por fanáticas distorções da fé em Deus está buscando introduzir no Mediterrâneo, no Oriente Médio e na África as sementes de uma Terceira Guerra Mundial. É nossa responsabilidade pará-la", destacou o mandatário em um encontro em Rimini.

Segundo Mattarella, é preciso "barrar o ódio e fazer crescer a confiança e a cooperação para mostrar as vantagens da paz" entre países vizinhos ou entre as nações do mundo. Para ele, a própria Europa já desenvolveu esse papel antes, quando fez com que houvesse "diálogo entre as religiões monoteístas" para "desenvolver um diálogo no interior das nossas sociedades, que se tornaram plurais e multiétnicas".

O presidente italiano ainda falou sobre a crise imigratória que atinge o continente - especialmente a Itália e a Grécia - e pediu humanidade para os dirigentes.

"A humanidade que mostraremos acolhendo os refugiados desesperados, a inteligência com a qual enfrentaremos os fenômenos migratórios e a firmeza com a qual combateremos os traficantes de seres humanos serão as maneiras com as quais mostraremos as qualidades da vida em democracia", finalizou o líder italiano. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: