segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Região quer referendo para limitar presença de ursos

Bolzano -  A presidência do Conselho Provincial de Trento, no Trentino-Alto Ádige, formou uma comissão no dia 7 que irá analisar a possibilidade de fazer um referendo popular sobre a limitação da presença de ursos em toda a região.

Liderado pelo conselheiro provincial Maurizio Fugatti, da Liga Norte, o movimento quer perguntar aos trentinos a seguinte questão: "Você aceita que a Província tome todos os passos possíveis (...) para que a presença dos ursos no território de toda a Província de Trento seja limitada em relação à situação atual?".

A questão está tomando proporções maiores com um crescente número de ataques dos animais aos moradores da região - sendo que o caso mais famoso ocorreu no ano passado. Após atacar um homem enquanto tentava proteger seus filhotes, a ursa Daniza foi morta em uma ação de captura das autoridades regionais. O caso gerou comoção na Itália e abriu o debate sobre o assunto.

Os ambientalistas defendem que os bichos só atacam quando sãoameaçados e que há diversas placas de aviso para áreas consideradas mais perigosas para humanos.

Os trentinos querem uma permissão especial para matar os ursos como ocorre na Eslovênia ou como a temporária que ocorreu na Alemanha e na Suíça. Segundo o governador, Ugo Rossi, o programa desenvolvido há 16 anos para preservar a espécie nos Alpes "teve uma evolução diferente do que era esperado". (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: