terça-feira, 15 de setembro de 2015

Biblioteca sobre rodas vai passar por dez localidades do Rio e Grande Rio



O ônibus-biblioteca vermelho do projeto “Livros nas praças” vai estacionar em várias localidades do Rio e Grande Rio nos próximos dias. No total, dez praças serão atendidas pela biblioteca sobre rodas este mês.

— Essas praças são interessantes para ampliarmos o alcance do projeto e torná-lo acessível a novos públicos, buscando sempre contribuir para cultura e educação — afirma Cristina Figueiredo, realizadora do projeto.


Cerca de 80% dos livros são de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. O ônibus-biblioteca vermelho oferece 60 livros com ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos. E ainda conta com acervo de 50 livros específicos de literatura afro-brasileira e indígena, de acordo com legislação para bibliotecas municipais.

O ônibus conta ainda com uma cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de subir a escada de acesso, além de banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem o ônibus como espaço de leitura. São iniciativas que integram o posicionamento de responsabilidade social da companhia.

Como funciona
O leitor pode levar emprestados até dois livros, gratuitamente, mediante apresentação de um documento de identidade e comprovante de residência para cadastro. Os livros devem ser devolvidos ao ônibus-biblioteca vermelho em qualquer praça, durante a permanência do projeto. Os visitantes podem ler dentro do ônibus ou escolher um exemplar para levar para casa, dentre os dois mil livros infantis, juvenis e adultos do acervo.

A biblioteca está aberta ao público das 10h às 16h. Veja a programação:

15 e 29 de setembro: Largo de São Francisco da Prainha (Saúde)
16 e 30 de setembro: Parque de Madureira (Madureira)
17 de setembro: Praça Alm. Júlio Noronha (Leme)
18 de setembro: Praça Imperatriz (Nova Iguaçu)
19 de setembro: Praça da Apoteose (Caxias)
22 de setembro: Praça Padre Miguel (Realengo)
23 de setembro: Pracinha do Vidigal (Vidigal)
24 de setembro: Vila Olímpica de Belford Roxo (Belford Roxo)
25 de setembro: Vila Olímpica de Clara Nunes (Acari)
26 de setembro: Praça Dolomitas (Vila Kennedy)


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/biblioteca-sobre-rodas-vai-passar-por-dez-localidades-do-rio-grande-rio-17491212.html#ixzz3lpGS7itQ

Nenhum comentário: