domingo, 4 de outubro de 2015

IV edição do Concurso Rovílio Costa - Histórias das famílias italianas no Brasil

Trabalhar com o resgate da memória familiar e sua preservação é objetivo deste concurso de narrativas que nasceu em 9 de setembro de 2009 e que chega à sua 4.a edição.
 
Rovílio Costa foi editor e escritor. Sua Editora EST, publicou mais de 2 mil títulos que contam a história das muitas imigrações que recebemos, sempre com ênfase nas famílias e nos costumes.
 
Memória e família são fundamentais. Os autores dos textos são seus guardiões. É deles o desejo de cultivá-las e transmiti-las. É deles a escolha de ser um elo vivo entre as gerações. Enquanto a vida moderna nos afasta da família, os herdeiros de Rovílio Costa nos enraízam, nos mostram um passado que norteia a formação de nossas identidades.
 
Sem memória não nos reconhecemos, nos desintegramos, deixamos de existir. Ao descobrir, conservar e condividir os historiadores da família mudam a nossa percepção do mundo, fazem nascer heróis desconhecidos, oriundos de nossas singelas famílias de imigrantes e não só das classes dominantes. Por isso, reconstruir raízes transforma anônimos em protagonistas de sua própria história.
 
As conversas sobre o passado recente estreitam o relacionamento entre jovens e idosos e valorizam os traços culturais locais. O saber de uma geração passa à outra como um valor, é um processo rico e emocionante.
 
A riqueza cultural está presente em todos nós.

Para maiores informações acesse o link:  http://concursoroviliocosta.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: