terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Carnaval de Veneza

O carnaval de Veneza pode não ser tão animado quanto o carnaval brasileiro, mas em termos de eventos, o calendário não deixa a desejar. A programação inicia no dia 23 de janeiro e se estende até o dia 9 de fevereiro. Durante o final de semana, a cidade fica muito cheia. Se você escolher passear pelas ruas estreitas do circuito turístico que leva a São Marcos, pode encontrar muita gente pelo caminho. Arme-se de paciência e vista-se bem para encarar o frio. Você será recompensado ao ver as fantasias e os mascarados do carnaval mais famoso do mundo.

30 de janeiro – Eventos diversos

11h às 17h – Na Praça São Marcos um mergulho no passado com a presença dos artesãos e seus antigos ofícios em bodegas e laboratórios que recriam a atmosfera de outros tempos. Arte e tradição serão protagonistas do Carnaval de Veneza de 2016. Será possível ver como nasce uma máscara e os antigos vestidos usados na sociedade veneziana.
14h30 – Cortejo das Marias 
O tradicional cortejo revive o período em que o doge doava anualmente joias para 12 moças belas e muito humildes da cidade para usarem em seus casamentos. Até hoje as meninas venezianas vêm escolhidas para participar do cortejo, mas sem as joias do passado obviamente. O cortejo das Marias sai da Via Garibaldi, em Castello, às 14h30 e às 15h chega até a Praça São Marcos. Enquanto aguarda a chegada das Marias, o público pode admirar a apresentação dos grupos folclóricos na praça.
carnaval de veneza 2016(3)

 31 de janeiro – O Voo do Anjo

 carnaval de veneza 2016(5)
O tradicional voo do anjo abre oficialmente o Carnaval de Veneza. A partir das 10h30, o espetáculo começa na Praça São Marcos com os tradicionais vestidos e máscaras e o desfile de grupos que apresentam costumes preciosos, refinados e cheios de história. Ao meio dia acontece o momento mais esperado de todo o carnaval, a mais bela de Veneza desce pendurada por uma corda do campanário de São Marcos, de onde faz o seu voo. O anjo é escolhido entre as Marias do concurso do ano precedente. A Praça se enche de pessoas para registrar este momento muito emocionante.

Programação durante a semana (de segunda à sexta, 1º a 5 de fevereiro)

Na segunda-feira, dia 1º de fevereiro continua na Praça São Marcos a apresentação das artes, ofícios e tradições do passado, das 11h às 17h. Esta programação acontecerá diariamente na Praça vai até o dia 9 de fevereiro.
Do dia 4 ao dia 9, no Campo San Geremia, bem próximo à estação de trem, será montado um pavilhão cenográfico, onde serão apresentados os produtos gastronômicos e artesanais típicos, que promete ser imperdível. A abertura é a partir das 11 horas.

7 de fevereiro – O Voo da águia

carnaval de veneza 2016(6)
Para quem perdeu o voo do anjo, esta é a oportunidade de ver o espetáculo do voo da águia que desce por uma corda do alto do campanário de São Marcos. O espetáculo acontece ao meio dia, mas antes disso, a partir das 10h30, a praça se transforma em um salão de baile do passado recebendo grupos de dança com roupas típicas e costumes ricos de carnaval.
Às 15 horas será anunciada a Maria do Carnaval de 2016, que terá a honra de ser o anjo da próxima edição do Carnaval de Veneza.

9 de fevereiro – O Voo do Leão

carnaval de veneza 2016(7)
Às 17 horas, a grande bandeira com o Leão de São Marcos, símbolo da cidade, faz seu voo sob a Praça São Marcos, fechando a programação do Carnaval de Veneza de 2016.

Dicas para curtir o Carnaval

A primeira vez que eu pisei em Veneza era pleno carnaval. Para quem esperava conhecer a cidade foi uma grande decepção. Demorei quase 10 anos para fazer as pazes com a cidade. É realmente impossível viver Veneza com calma e conhecer suas atrações em pleno carnaval. A geografia da cidade não ajuda quando fluxo de pessoas é enorme, então sugiro evitar os caminhos padrões que levam a São Marcos e buscar outras alternativas.
Evite também usar o vaporetto porque as filas são intermináveis e você fará uma viagem espremido com os outros passageiros. Cubra-se bem porque em Veneza faz muito frio neste período. Para ver dicas de roupa para o inverno, clique aqui. Tenha paciência e não deixe que nada tire a alegria de viver este momento de sonho. Afinal, não é todo dia que a gente passa um carnaval em Veneza.
A programação completa está no site oficial do evento, de onde foram tiradas todas as fotos deste post.

Extraído de http://italiaperamore.com/programacao-do-carnaval-de-veneza-2016/

Nenhum comentário: