quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dia de Reis - curiosidades

No Brasil, é comum o Dia de Reis passar batido, embora ele seja parte do calendário festivo da virada do ano. A Igreja Católica celebra nessa data, 6 de janeiro, a adoração do menino Jesus por Gaspar, Belchior e Baltazar, os três Reis Magos. As crianças de países como Espanha e Argentina só recebem seus presentes natalinos nesse dia. Em muitas tradições, a ocasião é marcada pelo gesto simbólico de desmontar a árvore de Natal – e pelo delicioso bolo de reis. Nós, brasileiros, herdamos a receita dos portugueses. Eles, por sua vez, se inspiraram na galette des rois francesa, eternizada por Jean Baptiste Greuze na pintura Le Gâteau des Rois, de 1774, hoje exposta no museu Fabre, em Montpellier.
Os dois são bem diferentes: a galette costuma ser preparada com massa folhada e obolo de reis leva massa convencional, enriquecida com frutas secas e cristalizadas. Há, claro, diversas interpretações. Filipa Vacondeus, autora do livro As receitas das famílias portuguesas (editora Leya), defende o “bolo rei autêntico”, com massa de brioche. Já o Dicionário do doceiro brasileiro, publicado em 1892 por Antonio José de Souza Rego e relançado pela editora Senac-SP, ensina um bolo de reis à base de farinha de cevada, cuja massa consistente se assemelha à de um pão.
As receitas divergem, mas respeitam dois pontos. O formato é sempre circular, lembrando uma coroa de rei. E manda a tradição que se esconda uma fava, aliança ou bonequinho de porcelana dentro da massa. Quem encontrar o brinde terá sorte e, no caso da aliança, se casará em breve.
http://revistacasaejardim.globo.com

Nenhum comentário: