domingo, 20 de março de 2016

Museu dedicado à história das joias é atração em Vicenza

Kathleen Beckett, do New York Times - O Globo

VICENZA. “Você vai começar a pensar sobre o que as joias significam para você. E a sua ideia sobre elas será diferente depois de visitar o Museo del Gioiello”, disse Alba Cappellieri, diretora do museu.

Ela não poderia estar mais certa. O museu, que abriu as portas em dezembro de 2014, dispõe de nove salas voltadas para os diferentes conceitos sobre o artefato na história. Por exemplo, a seção “Joia como função” expõe botões, abotoaduras, grampos, casacos, frascos de perfume e bolsas — itens decorativos, mas com funções cotidianas.

— Temos exemplos de todo o mundo, da África, China, Índia e Américas — afirma Alba, professora de design de joias na Politécnica de Milão, enquanto aponta uma correia da Renascença italiana.

Já a seção “Joias como projeto” mostra colares, pulseiras e outros adornos feitos de materiais como o acrílico, a maioria da década de 1970.

— Aqui, é onde a joia moderna começa. O valor não está no material, mas no conceito — diz a professora.

As outras áreas temáticas são “Símbolo”, “Mágica”, “Beleza”, “Arte”, “Ícones”, “Moda” e “Futuro”, e cada uma delas foi curada por designers renomados. Além disso, todos os maiores nomes da joia, incluindo Bulgari, Buccellati, Pomellato e Roberto Coin, estão representados na coleção de 400 itens do museu.

Há também exposições temporárias, como “Skin: a superfície da joia”, que vai até 1º de Maio, com 77 artistas e artesãos que exploram a interação entre joias e o corpo.

O museu fica na Basílica Palladiana, cujo prédio é Patrimônio Mundial da Unesco. O edifício, que domina a praça central de Vicenza, estava em condições precárias quando doações e fundos privados foram usados para restaurá-lo, trabalho concluído em 2012. 

Além do museu de joias, o local também abriga um museu de arte e um terraço panorâmico com vista para os telhados em terracota da cidade.

— Vicenza tem sido um centro de fabricação de joias desde o Renascimento — disse Bulgarini d’Elci, prefeito da cidade.

Agora ela tem um museu — tido como o único na Itália dedicado somente a joias — à altura de seu patrimônio.


Leia mais: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/viagem-e-turismo/museu-dedicado-historia-das-joias-atracao-em-vicenza-18899685.html#ixzz43SEn0MPy

Nenhum comentário: