domingo, 30 de setembro de 2007

Dia da Secretária (o)



Comemoramos no dia 30 de setembro o Dia da Secretária. Mas... como teve início tal comemoração e o que significa ser secretária.

Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever testado por sua filha Lilian Sholes que veio a tornar-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.

Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa concursos estes, que alcançaram enorme sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".

São Jerônimo é o Santo protetor das (os) Secretárias(os). Ele foi secretário do Papa Dâmaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384 e seu dia é 30/9.

Com o surgimento das associações representativas da classe no Brasil, surgiram então movimentos para o reconhecimento oficial da profissão.

A profissão de Secretário, foi criada através de Ato do Poder Legislativo, através da Lei Nº 6.556 de 6 de setembro de 1978 e posteriormente regulamentada em 30 de setembro de 1985, pela Lei Nº 7.377 sancionada pelo então Presidente, Senhor José Sarnei.

Há também o "Dia Internacional da(o) Secretária(o)", que é comemorado na última 4ª feira do mês de abril.


Ser Secretária(o), é optar por uma profissão. É gostar do que se faz. É investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência do seu importante papel de agente de mudança e da atuação como assessora e agente facilitador. É ter hora para chegar no trabalho mas... não ter hora para sair... É ser babá de chefe e de sua família em muitas situações que na maioria das vezes lhe dá a sensação de dever cumprido...É ficar sem almoço, lanche, intervalo porque precisa datilografar ou na era moderna – digitar – a apresentação ou relatórios do chefe que deveria ter sido entregue “ontem” mas que ele deixou para entregar faltando um minuto para encerrar o prazo... É no dia 30 de setembro – se for dia útil – considerar a data como um “dia de cão” de tanto trabalho que lhe dão mas que ao final do dia recebe um ramo de rosas lindas com um cartão na maioria das vezes escrito pela própria Secretária ou se ela tiver um pouco mais de sorte, ter direito a assistir a um show para desestressar.

Ser Secretária (o)significa ter saber, serenidade, sensatez, solicitude e tantos mais “s” que só quem já foi ou quem é consegue enumerar mas que ao final de tudo creiam, compensa e mesmo que o tempo tenha passado e você não seja mais uma secretária... o dia 30 de setembro sempre será lembrado por você afinal uma vez secretária, sempre secretária!

Este artigo é uma pequena homenagem às Dulces, Tanias, Solanges, Ileudas, Sylvias, Alices, Célias, Mônicas, Roses, Reginas, Elianes, Helenas, Marias e tantas outras amigas com nomes diferentes que um dia foram secretárias como eu .

Leila Ossola – jornalista, professora, pesquisadora em história e genealogia, arqueoastrônoma, escritora, poetisa e secretária executiva, participou e trabalhou no I Congresso Nacional de Secretárias Executivas realizado pela ABES - Associação Brasileira de Entidades de Secretárias e ASSERJ - Associação das Secretárias do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ - Setembro de 1978 quando foi apresentada a regulamentação da profissão e II Congresso Nacional de Secretárias Executivas realizado pela ABES - Associação Brasileira de Entidades de Secretárias e ASEA Associação das Secretárias do Amazonas - Manaus - AM - Setembro de 1980 com trabalho de grupo vencedor sob o tema Assertividade da Secretária Executiva.Foi secretária por quase 20 anos.

Nenhum comentário: