segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Conferência Itália-América Latina começa esta semana em Roma


A 3ª Conferência Nacional Itália-América Latina e Caribe, que começará em Roma na terça-feira, não será uma tribuna para propor a visão da Itália ao continente latino, mas sim uma grande mesa de confrontação com os países do outro lado do Oceano que inicie um diálogo realmente partidário e construtivo.

Na Conferência, que durará dois dias, estarão reunidos representantes dos máximos níveis institucionais dos países latino-americanos e da Itália: na cerimônia de inauguração participarão o premier italiano, Romano Prodi, e a presidente chilena, Michelle Bachelet.

O tema da Conferência, "Juntos pelo Futuro", mais além dos objetivos práticos que são planejados, traz o panorama pelo qual o subsecretário das Relações Exteriores com competência para a América Latina, Donato Di Santo, quer direcionar as relações.

À diferença das anteriores Conferências, que ocorreram em Milão, a que começa não será encerrada com um documento ou uma declaração.

Os motivos, confirme explicou Di Santo, é que a Conferência dessa semana chega após um longo trabalho de preparação concretizado em 11 seminários e jornadas de trabalho, centralizados em temas que vão da conservação dos bens culturais à realidade das comunidades italianas na América Latina, passando pela colaboração cientifica e universitária à integração transfronteiriça.

Esses temas permitiram preparar uma base de discussão e confrontação sobre a qual todos poderão dar seu parecer e contribuir, portanto, para que a Conferência seja - como deseja o Ministério das Relações Exteriores italiano - uma confirmação de que a Itália quer mudar, mais ainda já mudou, sua visão em relação à América Latina.

Fonte: Ansa

Nenhum comentário: