domingo, 28 de outubro de 2007

Estação espacial ganha módulo italiano


Os astronautas Scott Parazynski e Douglas Wheelock se encarregaram da primeira caminhada espacial da atual missão da nave "Discovery" de tirar o módulo italiano Harmony da nave e colocá-lo próximo a seu local de posicionamento definitivo.

A atividade fora da nave é a primeira de cinco que serão realizadas pelos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) e da "Discovery", que na terça-feira foi lançada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Essa missão da "Discovery", comandada pela ex-piloto da Força Aérea, Pamela Melroy, foi elaborado para durar 14 dias, e inclui um revezamento de pessoal na ISS, agora sob o comando da astronauta Peggy Whitson.

A jornada de trabalho começou com a saída de Parazynski e Wheelock através da escotilha da nave, com a qual o módulo italiano de 16 toneladas foi transportado da Terra. Os dois astronautas soltaram as correias que sustentavam o Harmony e o seguraram no extremo do braço robótico da ISS, em cuja operação lenta e delicada se revezaram os astronautas Daniel Tani e Stéphanie Wilson.

O italiano Paolo Néspoli, da Agência Espacial Européia, foi o organizador dos deslocamentos dos dois astronautas, que acompanharam o Harmony até seu acoplamento ao módulo Unity. Ali, o Harmony permanecerá até que em outra missão seja levado ao extremo do laboratório americano Destiny.

Nessa posição, o módulo italiano será eixo para uma futura expansão que compreenderá o módulo japonês Kibo, do lado esquerdo, e o módulo europeu Columbus, do lado direito.

Outra das tarefas na quarta jornada da missão do Discovery foi a instalação de uma antena da ISS que quebrou e que será levada de volta para a Terra. O Discovery, acoplado à ISS, completava a órbita 49 de sua missão de 218 órbitas quando Wheelock e Parazinski fecharam o compartimento Quest de pressurização e finalizaram seu trabalho fora das naves.

John Shannon, chefe da equipe de missão para vôos da "Discovery", disse que os engenheiros têm 90% de segurança de que as bordas das asas e o nariz da nave não sofreram danos durante o lançamento.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: