quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O Recife homenageia imigrantes italianos

Imigrantes italianos. Imagem: Raidue

"Os imigrantes italianos que se estabeleceram no município do Recife são em grande número e têm tido importantíssima participação no desenvolvimento e progresso desta cidade, os quais, junto com seus descendentes, atuam nas diversas áreas de atividade, contribuindo para o engrandecimento do nosso povo". O texto faz parte da exposição de motivos do Projeto de Lei nº 29/07, de autoria do vereador Luiz Helvécio (foto baixo), instituindo a data de 28 de agosto como Dia do Imigrante Italiano e seus Descendentes no município do Recife. A data também homenageia o navegador italiano Amerigo Vespucci (Américo Vespúcio) que, em 1501, no mesmo dia, avistou o cabo de Santo Agostinho (nome por ele atribuído), no litoral sul de Pernambuco.


O PL foi transformado na Lei n° 17.355/2007, sancionada pelo prefeito João Paulo no último dia 8.

Pernambuco, agora, passa a homenagear os imigrantes italianos e seus descendentes em duas datas: 1ª: 2 de junho (lei estadual); 2ª: 28 de agosto (lei municipal do Recife).

Da Redação do Recife

Leia mais no Portal Oriundi

21 comentários:

Anônimo disse...

Procuro informações sobre o cidadão italiano Giovanni Baptista Simonetti que desmbarcou em no porto do Recife por volat do ano de 1800
juntamente com seu patrício Pietro Nicolau Villa.
Infomações para ormuzsimonetti@yahoo.com.br

emadassi disse...

Gostaria de saber se o senhor tem informações sobre uma família de nome Schettini, que veio da Itália para Pernambuco no ano de 1880. o patriarca era Biagio giovanni Schettini, o meu bisavô
Muito obrigado

Leila Ossola disse...

SCHETTINI
Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, procedente de Genova. Chegou ao Brasil a 08.05.1885, a bordo do vapor Poitou, Biase Schettini, natural da Itália, 24 anos de idade, com destino a Piracicaba, SP [Hospedaria dos Imigrantes - São Paulo, Livro 002, p. 213 - 08.05.1885]. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida no Brasil, onde chegou, em 07.08.1883, a bordo do vapor Savóia, Biagio Schettini, natural da Itália, procedente de Genova, católico, 35 anos de idade, com destino a Campinas, Estado de São Paulo [Hospedaria dos Imigrantes - São Paulo, Livro 001, p. 138 - 07.08.1883]. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida no Brasil, onde chegou, em 03.08.1883, a bordo do vapor Bearn, Vincenzo Schettini, natural da Itália, procedente de Genova, católico, 42 anos de idade, com destino a Campinas, Estado de São Paulo. Veio em companhia de Rosa Schettini, natural da Itália, procedente de Genova, católica, 21 anos de idade [Hospedaria dos Imigrantes - São Paulo, Livro 001, p. 143 - 03.09.1883]. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Ermelinda Schettini, nasc. a 08.06.1911, em Rivello, Província de Potenza, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Ester Schettini, nasc. a 25.05.1907, em Rivello, Província de Potenza, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Mario Schettini, nasc. a 12.07.1926, em Napoli, Província de Napoli , Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Tommaso Gennaro Schettini, nasc. a 16.01.1880, em Casole Bruzio, Província de Cosenza, Itália. Sobrenome de uma família estabelecida no século XIX, no Paraná, à qual pertence Joaquim Antônio Schettini, vice-presidente da Câmara Municipal do Município de Guarapuava, então Comarca do mesmo nome, PR [1900]; proprietário de uma fábrica de vinhos, no mesmo município.

Fonte Dicionario das famílias brasileiras de Carlos Barata e Cunha Bueno

Leila Ossola disse...

Simonetti
composto de Simone [forma italiana mais usual do hebraico Shimon = Simão], com o sufixo pluralizado -etti [forma pluralizada do suf. masc. -etto; do latim medieval -ittus, que representa o suf. diminutivo mais usado na Itália; traduz-se em português normalmente por -inho [Ciro Mioranza, Dic. dos Sobren. Italianos, 137, 289]. Família de origem italiana estabelecida em Goianinha, Rio Grande do Norte, para onde passou Giovanni Baptista Simonetti, cas., na primeira metade do séc. XIX, com Gertrudes Guilhermina Barbalho, filha de Antônio José da Costa Barbalho e de Maria Germana Freire de Revoredo, e, por via desta, bisneta de Diogo Marques do Revoredo, patriarca desta família Revoredo (v.s.), no Rio Grande do Norte. Família estabelecida, na segunda metade do século XIX, na Cidade do Rio de Janeiro, à qual pertence o negociante Antônio Themistocles Simonetti, proprietário de uma alfaiataria em 1896. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, procedente de Genova. Chegou ao Brasil em 08.05.1885, a bordo do vapor Poitou, Domenico Simonetti, natural da Itália, 23 anos de idade, com destino à capital do Estado de São Paulo [Hospedaria dos Imigrantes - São Paulo, Livro 002, p. 213 - 08.05.1885]. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Agatina Simonetti, nasc. a 23.09.1927, em Bagni Di Lucca, Província de Lucca, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Amerigo Simonetti, nasc. a 01.11.1897, em Borgo A Mozzano, Província de Lucca, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Angelo Simonetti, nasc. a 23.10.1857, em Farra Di Soligo, Província de Treviso, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Constantino Simonetti, nasc. a 27.01.1877, em Borgo A Mozzano, Província de Lucca, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Emilia Simonetti, nasc. a 20.12.1915, em Colledimezzo, Província de Chieti, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Franca Simonetti, nasc. a 11.10.1925, em S Giusto Dib, Província de Lucca, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Franco Simonetti, nasc. a 02.11.1929, em Lucca, Província de Lucca, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Gianfranco Simonetti, nasc. a 07.11.1934, em La Spezia, Província de La Spezia, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Giorgio Simonetti, nasc. a 24.10.1921, em Cassano Murge, Província de Bari, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Giuliano Simonetti, nasc. a 16.04.1927, em Roma, Província de Roma, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Giulietta Simonetti, nasc. a 25.07.1927, em Lucca, Província de Lucca, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Lucia Simonetti, nasc. a 15.06.1920, em Farra Di Soligo, Província de Treviso, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Piero Simonetti, nasc. a 23.07.1927, em Lucca, Província de Lucca, Itália. Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida em São Paulo, para onde passou Stefano Maria Simonetti, nasc. a 06.07.1957, em Viareggio, Província de Lucca, Itália.

Leila Ossola disse...

simonetti - contin uação
Sobrenome de uma família de origem italiana, estabelecida no Brasil, onde chegou, em 26.05.1882, a bordo do vapor S. José, Antonio Simonetti, natural da Itália, procedente de Genova, católico, 35 anos de idade, com destino à capital do Estado de São Paulo [Hospedaria dos Imigrantes - São Paulo, Livro 001, p. 017 - 26.05.1882].

FONTE DICIONARIO DAS FAMILIAS BRASILEIRAS DE CARLOS BARATA E CUNHA BUENO

Unknown disse...

Procuro informações sobre a família de meus avós, imigrante que viveu no Distrito de Sousas - SP - Carmine Victorio,filho de Nicola Victorio e Filomena Sorrienta, nascido em 08/09/1876 na Itália, viuvo de Uriana Davancia. Casou-se no ano de 1934 com minha avó brasileira, natural de Sousas, Giovanna Dagraro,nascida em 1902 na fazenda Boa Vista,filha de Eugenio Dagraro e Angela Bio, meu pai não chegou a conhecer meus avós pois foi deixado no hospital em Campinas para adoção, busco qualquer informação, principalmente fotos, minha avó viveu com os pais na Fazenda Santo Antonio em Sousas...por favor se puder me ajudar te agradeço

HENRIQUE REGIS disse...

Ola Leila! POR GENTILEZA, VOCE TEM INFORMAÇÕES DA FAMLIA REGIS?TENHO POUCAS INFORMAÇÕES, SEI QUE A MINHA É DE PERNAMBUCO, PROVAVELMENTE DE UM POVOADO PROXIMO A CIDADE DE FAZENDA NOVA E SAO CAITANO, CHAMADO MANDAÇAIA, E QUE FAZ PARTE DO MUNICIPIO DE BREJO DA MADRE DE DEUS, FAZENDA NOVA OU SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.

TE AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE, POIS FAZ TEMPO QUE PESQUISO, PORÉM SEM ÊXITO.

OBRIGADO,

HENRIQUE REGIS.

sfolchi disse...

POLONI

Sobrenome de origem geográfica, do italiano - composto de Polo (de Paolo, Paulo - podendo indicar o habitante oriundo de uma das quatro cidades ou de uma das várias localidades chamadas San Polo = ver o sobrenome Poles), com a desinência -oni, de designativo de habitante de local [Ciro Mioranza, Dic. dos Sobren. Italianos, 225, 248]. Família de origem italiana estabelecida em São Virgílio, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, onde chegou em 1894, encabeçada por Caetano Poloni (Fidélis Barbosa - São Virgílio).

Fonte Dicionario das famílias brasileiras de Carlos Barata e Cunha Bueno

trabalhos Escolares disse...

SOU DE CARUARU-PE, MAS MINHA CIDADE NATAL É BEZERROS-PE, MEU BISAVÔ VICENTE SANGUINETTO CASOU-SE 2 VEZES AQUI NA CIDADE DOS BEZERROS E MORREU . TENHO AS CERTIDÕES DE NASIMENTO E DE ÓBITO, PORÉM NÃO TENHO O DESMBARQUE E NEM A PROVINCIA E NEM A COMUNE... POR FAVOR SE ALGUÉM SABE QUALQUER COISA SOBRE ESSA FAMÍLIA POR FVAOR PRECISO DE INFORMAÇÕES.ONDE OS ITALIANOS QUE CHEGARM AQUI EM PERNAMBUCO DESAMBARCOU? ONDE EU POSSO ACHAR QUALQUER DOCUMENTO SOBRE O DESMBARQUE?

HENRIQUE REGIS disse...

PREZADO, VOU LHE PASSAR MEU E-MAIL PARA TENTAR LHE AJUDAR DE ALGUMA FORMA, TENHO PESQUISADO A ALGUM TEMPO E ADQUIRI ALGUMA EXPERIÊNCIA SOBRE ESTE ASSUNTO.

ATENCIOSAMENTE,

HENRIQUE REGIS.

henrique_regis@hotmail.com

Kiara disse...

Ola,
Estou fazendo uma busca dos meus antepassados e gostaria de saber se voce tem alguma informacao sobre a familia Siqueira Cavalcanti que desembarcou em Pernambuco e se estabeleceu em Brejao-PE por volta de 1890-1940. O Patriaca era meu avo, Tertuliano Siqueira Cavalcanti. Qualquer informacao, por favor me passa um e-mail: ki_cavalcanti@hotmail.com

Jussara Freitas Sobrinha disse...

boa tarde ,seria possivel obter informaçoes sobre os meus tataravòs de origem Italiana e POrtuguesa? caso seja possivele sta resposta ,envie-me como prosseguir,pagamento ,tempo previsti etc ... -estou preparando a arvore de minha familia ,e tenho apenas algo e nao completo..
agradeço
sarabrasill@hotmail.com

Jussara Freitas Sobrinha disse...

ola,estou preparando nossa arvore familiar e necessito iformaçoes de nossos parentes,avos de meus avos italiano e portugues,qual o procedimento para iniciar,pagamento e tempo de espera? agradeço
sarabrasill@hotmail.com

emadassi disse...

Eu te agradeço pelas informações sobre o sobrenome Schettini.
Estive na Itália, na cidade de Maratea, e constatei que meu bisavô, ao desembarcar em Pernambuco não deu o sobrenome correto. Na verdade, seu nome era Biagio Sorice, filho de Matteo Sorice e Maria Rosa Lammoglia.
Essa cidade de Maratea é bem próxima a Trecchina, onde tem muitos Schettini. Eu acho que, ou ele queria fugir de algo ou era casado lá e queria iniciar uma nova vida aqui.Bom, qualquer coisa da família Sorice em Pernambuco, me comunique, ficarei grato. Emanuel
Não sei o motivo. Era o ano de 1880 tempos complicados.

angela disse...

Olá! Gostaria de saber se vcs possuem informações sobre a família Pascaretta (Vito Pascaretta) aqui em Recife e a família Gallo em Sao Paulo.(Vicente Gallo).
Obrigada.
Ângela Gallo

Unknown disse...

Olá gostaria de saber se você tem informações da família Carlotto.


Obrigado

Unknown disse...

Bom dia,

Estou pesquisando sobre a familia Cardone,até o momento tenho os nomes dos avós, mas os bisavós chegaram por recife ao Brasil e se estabeleceram em Santos.Você teria informações?

Unknown disse...

BOA NOITE SOU ROBERTA SILVA.

SENHORA ÂNGELA GALLO, TAMBÉM PROCURO POR VICENTE GALLO. ELE ERA FILHO DO MEU BISAVÔ ANTÔNIO GALLO DA SILVA. SERÁ QUE ESTAMOS FALANDO DA MESMA PESSOA.

O FILHO DO MEU BISAVÔ VICENTE GALLO FOI CONVOCADO PARA A 1º GUERRA MUNDIAL RETORNANDO PARA A ITÁLIA. QUANDO VOLTOU PROVAVELMENTE FICOU MORANDO EM SÃO PAULO.

CONTATO ROBERTAALMEIDA01@GMAIL.COM

Anônimo disse...

Olá, boa tarde. Gostaria da ajuda de vocês.
Meu bisavô se chamava Ildebrando Cavalcanti e ele com a família viveu na região do litoral, entre Recife e Igarassu. Não tenho certeza quanto as suas origens, se seria italiano ou o seu pai. Alguém saberia informações? Meu email é: natovcc@hotmail.com
Obrigado!

Unknown disse...

Olá bom dia!
Estamos pensando em ir á Itália e darmos uma chegada em Trecchina, alguém que já visitou sabe informar sobre família Schettini que lá reside? Grato JMSchettini

Unknown disse...

Olá boa noite!
estou a procura de informações de desembarque dos descendentes do meu avô Vicente Spinelli os pais deles Tereza Spinelli (natural de Napoli) e Pietro Multari (Natural da sicília) sairam da Itália,porto de Napoli por volta de 1883 a 1887 desembarcaram em Recife preciso ter informações da chegada no porto qual procedimento pois estou tendo dificuldades em ser atendido no porto ou acesso aos arquivos,agradeço por informacoes no e-mail emersonspinelli@yahoo.com